Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Para debater as ferramentas e a formação da agenda do 44º ENSA, será criado um grupo de trabalho encarregado de compilar propostas a serem apresentadas do próximo encontro do colegiado, agendado para o dia 29 de julho (quarta-feira), às 20h

As definições para a realização foram debatidas terça-feira (30/06) durante reunião do Conselho de Representantes. A ideia é que a agenda ocorra no primeiro final de semana de dezembro, mas a data e a plataforma de realização ainda estão em estudo de forma a contemplar a agenda dos dirigentes sindicais de diferentes regiões do país. A FNA também deve relançar, em breve, o Concurso de Ideias para selecionar uma identidade visual para o 44º encontro de sindicatos da FNA.

Durante a reunião com representações de 14 estados, também tratou-se de estratégias para estreitar o diálogo com os candidatos a prefeitos pelo país. A presidente da FNA, Eleonora Mascia, mencionou a participação da FNA ao lado de outras entidades que integram o CEAU – Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR - no Webinar Novas Cidades 2021, que conta com apoio, além da FNA, do IAB, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA. Eleonora explicou que serão cinco frentes de debate de forma virtual que ocorrerão pelas plataformas digitais do CAU/BR, das demais entidades e pelo portal UOL sempre a partir das 18h30min. No dia 9, o tema será “Arquitetura e Saúde”. No dia 14, a proposta é debater as “Cidades Sustentáveis”. A FNA ficará responsável pela organização do debate no dia 16 com a temática  “Governança e Financiamento - Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?”. Os debates finalizam com abordagem do tema “Paisagem e Patrimônio” no dia 21  e “Mobilidade e Inclusão”  no dia 23. O compilado dos apontamos resultará em carta que será apresentada pelo CEAU dia 28 de julho e levada aos candidatos durante o processo eleitoral. 

 

O presidente do SASP, Marco Antonio Teixeira da Silva, lembrou que é preciso manter contato com as prefeituras de forma a valorizar os arquitetos e urbanistas. “Temos que trazer a sociedade para esse debate, dar volume na luta”, disse, sugerindo que o tema seja levado à Frente Nacional dos Prefeitos. No mesmo sentido, o presidente do SARJ, Rodrigo Bertamé, lembrou que o projeto é essencial se for visto como parte de um processo que represente ação mais efetiva nas cidades em 2021. “Neste momento, precisamos levar a pauta sanitarista e de habitação, reforçar essa luta de forma a não perder o espaço público da profissão e da categoria”, completou.

 

O Conselho de Representantes também tratou de ações voltadas ao estímulo de uso do software livre e à realização de cursos on-line. O primeiro deles, citou o diretor de Formação Sindical da FNA, Danilo Matoso, será realizado em julho com o tema “Formaçao Sindical”. Durante a reunião, também decidiu-se que a FNA estudará a promoção de cursos a serem ofertados por seus sindicatos filiados aos arquitetos e urbanistas dos estados. Além de oferecer conteúdo aos arquitetos e urbanistas, a diretora de Educação e Comunicação da FNA, Fernanda Lanzarin, ressaltou que a capacitação é uma forma de criar novas possibilidades movimentação dos sindicatos.

 

Os grupos de Trabalho da FNA também fizeram seus informes durante o encontro. O Grupo de Comunicação apresentou a campanha de valorização sindical que será iniciada em julho. Eleonora Mascia falou sobre o início do trabalho que irá se desdobrar na campanha de contribuição 2020. A ideia é aproximar a categoria do movimento sindical e organizar a gestão da base de associados. “Inicialmente, o projeto busca valorizar os sindicatos e o trabalho realizado, para então tratar das formas de contribuição e manutenção dos sindicatos”, informou Fernanda. O Grupo do Acompanhamento Jurídico informou sobre projeto que visa a elaboração de cartilhas orientativas sobre as mudanças geradas pelas MPs 927 e 936.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

ENSA Virtual será realizado em dezembro

source
Assessoria de Imprensa - FNA
Brasília

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided