Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Em agosto deste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, lançou o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. O objetivo do selo é reconhecer o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília – e de seus autores –, bem como divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno. Com essa iniciativa, o CAU/DF contribui para a valorização do patrimônio cultural de nossa cidade e chama a atenção do cidadão brasiliense para a arquitetura residencial e sua importante atuação na identidade de Brasília.

Para definir os edifícios merecedores do Selo CAU/DF, os membros da Comissão realizaram diversas visitas às Superquadras Norte e Sul de Brasília entre os meses de abril e setembro de 2020. Dentre os quase 1.500 edifícios construídos, 30 foram indicados pelos conselheiros para avaliação final da Comissão de Patrimônio. Tais edificações se destacaram pelo valor histórico, pela boa conservação das fachadas, pelo cuidado com o pilotis e pela boa relação mantida com a superquadra. Também foram considerados edifícios já reformados, cuja intervenção tenha respeitado as características originais da edificação. Dos 30 indicados, 8 (oito) serão escolhidos para receber o Selo que será entregue até o fim deste ano.

A marca do Selo foi doada pelo arquiteto e urbanista Danilo Barbosa – coordenador da equipe que criou o projeto das placas de sinalização da cidade, em 1976. O Selo é constituído por uma placa alusiva à obra, a ser fixada nas suas imediações, acompanhada de certificados emitidos pelo CAU/DF e entidades apoiadoras ao 1) autor do projeto original (ou um representante de sua família), 2) ao autor do projeto de reforma/restauro (se houver), 3) ao responsável técnico pela execução da obra e 4) ao condomínio. O Selo tem o apoio do IAB-DF, da AEarq, do Arquitetos-DF, da ABAP, da Fenea – Regional Centro Oeste, da Administração Regional do Plano Piloto, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Turismo (Setur).

Veja a lista dos 30 edifícios indicados selo CAU/DF – Arquitetura De Brasília

Asa Sul

SQS 105 – bloco H

SQS 108 – bloco I

SQS 113 – bloco F

SQS 113 – bloco H

SQS 203 – bloco C

SQS 204 – bloco K

SQS 207 – bloco E

SQS 210 – bloco C

SQS 303 – bloco A

SQS 308 – bloco E

SQS 309 – bloco E

SQS 311 – bloco F

SQS 312 – bloco F

SQS 313 – bloco B

SQS 314 – bloco K

SQS 402 – bloco K

SQS 404 – bloco H

SQS 405 – bloco J

SQS 416 – bloco C 

Asa Norte

SQN 106 – bloco F

SQN 107 – bloco F

SQN 108 – bloco D

SQN 112 – bloco E

SQN 205 – blocos I-J

SQN 206 – bloco I

SQN 315 – bloco D

SQN 315 – bloco H

SQN 411 – bloco F

SQN 416 – bloco H 

Segue o link para matéria referente ao assunto, publicada no site do Conselho, com o mapa de localização de cada um dos edifícios indicados e outras informações sobre o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

CAU/DF

source
CAU/DF
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided