Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Nova gestão assume pelos próximos três anos

Com plataforma intitulada “Um Instituto de Arquitetos para o Brasil”, tomou posse a nova Direção Nacional do IAB 2020/2023. A eleição ocorreu durante a 163ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) realizada virtualmente entre os dias 26 e 27 de setembro.

A arquiteta mineira Maria Elisa Baptista presidirá pelos próximos três anos a entidade que celebrará seu centenário em 2021, ano em que também será realizado o Congresso Mundial UIA 2021 Rio, tendo como vice nacional o arquiteto gaúcho Rafael Passos.

A nova Direção é sediada em Minas Gerais, e reúne também profissionais do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Paraná.

Em sua despedida como presidente nacional, o arquiteto Nivaldo Andrade, fez o seguinte pronunciamento:

“Em tempos de graves ameaças à democracia, às instituições, aos direitos humanos e à própria vida, os arquitetos e urbanistas têm uma importante missão a cumprir, criando espaços mais justos e inclusivos e defendendo a dignidade da população através da concepção e construção de soluções de habitação e infraestrutura que contemplem a todos e, em especial, àqueles em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Uma das novidades da nova diretoria é a incorporação da igualdade de gênero. Para isso, foi criada a vice-presidência de Ações Afirmativas, a fim de conduzir as questões de gênero, raça e orientação sexual. Recentemente o IAB estabeleceu uma comissão de assuntos de gênero, nomeada Rosa Kliass, em homenagem à arquiteta pioneira do paisagismo brasileiro.

“É nesse tempo, de olhos abertos e mãos estendidas, que o IAB existe e resiste. Por sorte, não estamos sós e não começamos hoje. Começamos há cem anos, e isso, por si só, merece celebração”, disse Maria Elisa, destacando ainda que “Queremos um IAB coletivo que debata e produza ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, ambiental, de ordenamento territorial, urbanísticas e de preservação do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”.

Entre as novas propostas da gestão 2020/2023 está a estrutura colegiada, já estabelecida no estatuto da entidade, que ganhará vigor fortalecendo os departamentos, a integração nacional através das vice-presidências regionais, e a ação coordenada das comissões nacionais entre si e com as comissões regionais. Essas relações tecerão a massa crítica responsável pela atuação e representatividade do IAB.

“Vamos trabalhar ombro a ombro com a Diretoria Cultural, com os departamentos e vice-regionais que ampliarão e darão visibilidade às ações culturais do IAB”, propôs Maria Elisa.

Outro ponto estratégico da nova diretoria será a continuidade e o aprimoramento do trabalho desenvolvido até agora para a realização, no ano que vem, no Rio de Janeiro, do Congresso Mundial UIA 2021. Além disso, a nova diretoria irá se dedicar ao engajamento, à formulação e à definição de políticas públicas nos campos abrangidos pela arquitetura e pelo urbanismo, a partir das reflexões e proposições construídas nacionalmente, conduzindo também a atuação do IAB junto às entidades internacionais da profissão – CIALP, FPAA e UIA.

Para Maria Elisa, as soluções capazes de enfrentar os desafios de um mundo marcado por imensas desigualdades, mesmo as soluções promovidas pela arquitetura e pelo urbanismo, não serão construídas no âmbito estrito da profissão. Por isso, o engajamento do IAB se fortalece ainda mais nas grandes questões da vida nacional, de natureza política, social, econômica e cultural, que se dará pela atuação em conjunto com os movimentos e instituições representativos dos mais diversos setores da sociedade.

Conheça a composição da Nova Direção Nacional do IAB

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – MG

Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos –RS

Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia - MG

Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza - MG

Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo - DF

Vice Presidente de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – SP

Vice Presidente de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho - DF

Vice Presidente Região Centro-Oeste
Laís Petra Lobato Martins - DF

Vice Presidente Região Nordeste
Carla de Azevedo Veras - MA

Vice Presidente Região Norte
Marcelo Borborema - AM

Vice Presidente Região Sudeste
Marcela Marques Abla - RJ

Vice Presidente Região Sul
Tânia Nunes Galvão Verri – PR

Vice Presidente de Relações UIA 2021 Rio
Nivaldo Andrade – BA

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Presidente Nacional-Maria Elisa Baptista <br />Imagem divulgação

Presidente Nacional-Maria Elisa Baptista
Imagem divulgação

IAB elege nova direção nacional

source
Ortácio Agência de Comunicação
Rio Grande do Sul

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided