Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O iabsp, com apoio do docomomo sp, comite científico para patrimônio do sec. xx do icomos br e esporte pela democracia promove encontro virtual público para a discussão sobre a relevância histórica do ginásio do ibirapuera e do complexo esportivo.

O debate é urgente!

A concessão à iniciativa privada do conjunto está sendo proposta pelo governo estadual, através da lei n. 17.099/2019. Apesar do pedido de tombamento do conjunto ter sido protocolado no condephaat em 2017, não existe ainda o reconhecimento da sua relevância histórica e arquitetônica como condicionante da concessão.

Sendo o conjunto gerido pelo estado sobre terreno da prefeitura, ainda se encontra em elaboração um projeto de intervenção urbana – PIU específico, o qual deverá ser aprovado por lei municipal.

PIU Ginásio do Ibirapuera  

A oportunidade deste debate foi aberta pelo pedido de vistas ao processo de abertura de tombamento, em andamento no condephaat, que conta com estudo técnico favorável e parecer contrário de conselheiro relator. O pedido apresentado pela representação do iab no conselho permitiu um prazo para levar a discussão a público.

Importante observar que se trata de pedido de abertura de tombamento, o qual, se aprovado, prevê a realização de audiências públicas promovidas pelo condephaat.

Clique aqui e confira o estudo técnico

Clique aqui e confira o parecer do conselheiro relator

 

O iabsp parte do reconhecimento da importância histórica e arquitetônica do conjunto, a qual deve ser respeitada pelas iniciativas de modernização do seu uso. em 2002 o governo estadual, em parceria com o iab sp, promoveu um concurso público de projetos para o conjunto. os resultados foram excelentes, provando que a modernização é compatível com a preservação do patrimônio histórico.

 

Lançamento do concurso (2002)

Projetos premiados (2003)

 

Projeto vencedor (2003)

vigliecca&associados

Hector Vigliecca, Luciene Quel, Ronald Werner Fiedler, Ruben Otero, Lilian Hun, Ana Carolina Penna, Mario Echigo, André Luque, Virginia Mondon, Maíra Carrilho, Fábio de Bem, Indiana Martelli, Paulo Serra, Luci Maie.

Consultor: João Kiyoshi Otuki

Estrutura: Kurkdjian Fruchtengarten

Renderizações: Henrique Blutaumüller, Fernando de Lima

 

Debatedores convidados

Monica Junqueira. Professora de história da arquitetura da fau usp, representando o docomomo sp.

Renato Anelli. Professor de história e projeto de arquitetura do iau usp, representante titular do iabsp no condephaat

Maju Heklotz. Atleta esgrimista, participou das olimpíadas de atenas de 2004 e representa o grupo esporte pela democracia.

 

Mediador

Silvio Oksman. Professor de história da universidade presbiteriana mackenzie, comitê científico do séc. xx do icomos br e coordenador do gt de patrimônio do iabsp.

Foto da maquete do 3º colocado
<br />Foto Nelson Kon

Foto da maquete do 3º colocado
Foto Nelson Kon

Ginásio Ibirapuera

source
IABsp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided