Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A premiação é concedida anualmente pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas a profissionais que se destacam por sua atuação voltada ao desenvolvimento da profissão e das cidades brasileiras

Graduada, mestre e doutora pela FAU-USP e com especializações em Desenvolvimento Urbano e Regional e em Utilização e Conservação em  Recursos Naturais pela UFSC, a professora teve sua indicação defendida pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (SASC). Atualmente, Maria Inês Sugai é professora da graduação e pós-graduação da UFSC, autora de artigos e livros, entre eles o “Espaço e Desigualdade”. Também foi membro do Conselho de Cidades do Estado de Santa Catarina.

O Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano recebe indicações dos sindicatos filiados à FNA e de entidades do setor. A definição é tomada pelo Conselho Consultivo, formado pela atual presidente e pelos ex-presidentes da federação. De acordo com a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, ex-presidente da FNA e coordenadora do 15º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, a escolha dos laureados se baseia na relevância do trabalho sob o ponto de vista político, social, científico e tecnológico. Além do caráter da distinção de profissionais, a premiação fortalece a importância de se trabalhar cada vez mais pelo acesso da sociedade à arquitetura e urbanismo, em particular face aos desafios colocados pela pandemia para a população brasileira.

“A pandemia tornou visíveis as desigualdades em nossa sociedade, em particular nas cidades brasileiras. Face a isto, profissionais e entidades buscaram contribuir para minimizar os efeitos da Covid-19 sobre os diferentes segmentos da sociedade assim como identificaram pautas que deverão ser consideradas no período pós pandemia.” A comissão avaliadora deste ano foi formada pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, e pelos ex-presidentes Newton Burmeister, Valeska Peres Pinto, Eduardo Bimbi, Ângelo Arruda, Jeferson Salazar e Cícero Alvarez.

A entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano será realizada no dia 4 de dezembro (sexta-feira), durante o 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). Em função da pandemia, a programação ocorrerá em formato virtual com a presença de profissionais de todas as regiões do Brasil.

<br />Foto Leonardo Gonçalves


Foto Leonardo Gonçalves

Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

source
Assessoria de Imprensa - FNA
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided