Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Campanha liderada pelos Te-arteiros Santa Marta, coletivo constituído por nove artistas e entidades que moram na comunidade de Santa Marta.

O teatro é cura na potência do coletivo, acontece pelo poder da presença dos encontros. Como CriAR Companhia em Pandemia é um experimento de encontros, através das mandingarias teatrais, entre nove artistas moradores e a comunidade Santa Marta. Com a sua colaboração seremos a primeira companhia de práticas e saberes teatrais da e para a comunidade carioca da Santa Marta: os Te-arteiros Santa Marta. Partimos da história não oficialesca da primeira insurgência popular acontecida no Rio de Janeiro no começo do século passado, A Revolta da Vacina, para criar, na encruzilhada dos acontecimentos pandêmicos, uma leitura encenada, nosso antídoto de encantaria.

O projeto Como CriAR Companhia em Pandemia fomentará encontros de artistxs pulsantxs que devido à pandemia e outras coisas da vida não estamos praticantxs. Uma típica mixtura carioca baseada na diversidade da comunidade Santa Marta, para seus habitantes. Cada entidadx/artistx é um turbilhão de pré-histórias individuais – rainha de bateria, mulher trans, carnavalesca, bailarina de funk dos anos 1990, atores de novela e cinema, poetisa – que com a sua colaboração, vamos experimentar em nossos corpos o estado teatral de ser uma Companhia. Juntxs num só espetáculo.

“Sou o teatro brasileiro da vida o espelho verdadeiro” como a Vila Isabel cantou em 1975.

E como primeiro chute a gol nos propomos a iniciar nossa pesquisa com a história da Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro em 1904 e traçar os pontos na encruzilhada com o Brasil de 2020. Em 1904 o governo obriga a vacinação para todos, em 2020 o governo quer desobrigar, o que mudou nos atores envolvidos de lá para cá? O que mudou no governo, o que mudou nos sujeitos à vacinação? 

Seu apoio viabilizará 22 ensaios dessa nova companhia, o processo de construção coletiva da dramaturgia e uma leitura encenada [que futuramente será uma montagem, uma peça]. A leitura encenada será transmitida ao vivo para todxs os colaboradores.

E para aqueles que quiserem vivenciar de perto nosso processo teremos 15 ingressos de presença. Espectadores que acompanharão in loco nossa apresentação, garantiremos todas as medidas de proteção dentro do contexto de isolamento social que nos encontramos e ao mesmo tempo teremos público, elemento essencial para que o teatro aconteça, a troca, o poder da presença diante da presença do seu poder. Pratique esse poder, colabore para CriArmos juntos Companhia.

Efeito multiplicador

A cada R$1,00 que você investir a Benfeitoria nos dará mais R$2,00; sim nesse projeto da Benfeitoria Bossa Nossa milagres acontecem: a multiplicação das colaborações. Mas não é só isso, precisamos também de no mínimo 100 apoiadores, por isso é tão importante que você que acredita no nosso projeto compartilhe e espraie para os amigos, família e toda sua rede de contatos. Nos ajude a semear nosso nascimento. E, caso não tenha batido no seu coração nossa campanha, espalha para os inimigos.

Quando a produção de uma companhia teatral se estabelece inúmerxs são Beneficiadxs direta e indiretamente. Aquelxs indiretamente são as nossas famílias, os moradores do entorno, aqueles trabalhadores da cadeia produtiva teatral, trabalhadores de pequenos comércios da região que tem o funcionamento ligado ao envolvimento do público, e outros espaços de cultura do bairro. Todxs se fortalecem com o crescimento do circuito de espaços e movimentos de arte e cultura. Estamos prontos contamos com a sua ajuda para animar esses fortalecimentos.  

Dia 20 de janeiro de 2021: primeira apresentação

Salve São Sebastião Evoé Rio de Janeiro

Link para contribuição: http://www.benfeitoria.com/tearteirossantamarta      

Como CriAR Companhia em Pandemia

source
Carila Matzenbacher
Rio de Janeiro RJ Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided