Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

jornal

notícias

Teve início, dia 11 de outubro, a VII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, este ano sediada na cidade colombiana de Medellín, que comporta além da BIAU uma gama de outros eventos relacionados à arquitetura

O evento que ocorre a cada dois anos e reúne arquitetos e urbanistas de todos os países iberoamericanos esse ano acontece na cidade colombiana de Medellín, e tem como tema "La Arquitectura para La Integración Ciudadana".

Estiveram presentes para a solenidade de abertura o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos Calderón, o prefeito da cidade de Medellín Alonso Salazar Jaramillo, a ministra de habitação Beatriz Corredor e o diretor de Planejamento Mauricio Valencia.

O evento é sediado no Palácio de Convenções, "La Caja de Madera", na Plaza Mayor S.A., projeto dos arquitetos colombianos Giancarlo Mazzanti e Daniel Bonilla, e ocorre até o dia 14 de outubro.

A programação se estende das 8h até às 19h todos os dias até quinta-feira desta semana. Na parte da manhã há apresentações de projetos dos arquitetos participantes, dos delegados dos países envolvidos no evento e dos projetos selecionados para as categorias: obras, pesquisas e publicações, além do concurso Ideas En La Red, realizado previamente pela internet e exposto on-line. Na parte da tarde, há três sessões temáticas por dia, onde foram convidados dois conferencistas mais dois debatedores. A BIAU também fornece aos participantes a opção, na parte da tarde, de realizarem 4 tipos de rotas turísticas pela cidade.

Os arquitetos Abilio Guerra, Ruth Verde Zein, Fernando Mello Franco, Lizete Rubano, Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz são alguns dos representantes da participação brasileira no evento. Abilio Guerra é também o delegado da comissão do Brasil e fará uma apresentação quinta-feira na sessão temática Arquitetura e Comunicação.

Paralelamente a BIAU, Medellín vivencia o Ciudad Abierta, espaço mais amplo de reflexão em torno dos valores da cidade, da arquitetura e das dinâmicas do urbanismo social. Dessa forma, recebe uma série de outros eventos que ocorrem de 27 de setembro a 20 de outubro de 2010, dividos em 4 temas: Ciudad Vivida, Ciudad Planeada, Ciudad Soñada e Ciudad Pensada. Este último engloba a BIAU e a Bienal Colombiana de Arquitetura, que estão acontecendo concomitantemente na Plaza Mayor S.A.

Leia também

Artigo de Abilio Guerra sobre a cidade de Medellín em Minha Cidade: Medellín, cidade da arquitetura e do urbanismo democráticos

Vista da <i> Caja de Madera </i> onde está acontecendo a BIAU<br />Foto Marina Amado

Vista da Caja de Madera onde está acontecendo a BIAU
Foto Marina Amado

Vista lateral da Caixa de Madeira, Plaza Mayor S.A.<br />Foto Maria Claudia Levy

Vista lateral da Caixa de Madeira, Plaza Mayor S.A.
Foto Maria Claudia Levy

Vista interna da <i> Caja de Madera </i><br />Foto Marina Amado

Vista interna da Caja de Madera
Foto Marina Amado

Espaço de exposição das obras selecionadas<br />Foto Maria Claudia Levy

Espaço de exposição das obras selecionadas
Foto Maria Claudia Levy

Vista interna da <i> Caja de Madera </i> - espaço de convivência da VII BIAU<br />Foto Marina Amado

Vista interna da Caja de Madera - espaço de convivência da VII BIAU
Foto Marina Amado

Cartaz do Ciudad Abierta no pavilhão que sedia a Bienal Colombiana<br />Foto Maria Claudia Levy

Cartaz do Ciudad Abierta no pavilhão que sedia a Bienal Colombiana
Foto Maria Claudia Levy

Inicia a VII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

fonte
Marina Amado e Maria Claudia Levy - Equipe Vitruvius na VII BIAU
Medellín Colômbia

compartilhe


© 2000–2024 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada