Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Cada proposta deverá envolver dois pesquisadores elegíveis, sendo um do Estado de São Paulo e um da Holanda

Nesta Chamada de Propostas, a pesquisa colaborativa a ser financiada pela FAPESP e pela Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO), destina-se a fomentar o conhecimento científico e soluções inovadoras de alto impacto tanto científicos quanto sociais na área de envelhecimento saudável. Pretendem estimular colaborações de pesquisa duradouras e de alta qualidade, convidando pesquisadores de instituições de pesquisa dos dois países que poderão trabalhar em conjunto com parceiros de organizações públicas e privadas, a fim de aumentar a relevância social de suas pesquisas.

O objetivo é o de fortalecer a cooperação em pesquisa entre pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil, e pesquisadores na Holanda, financiando projetos conjuntos de pesquisa. As propostas de projetos devem ser escritas conjuntamente por pesquisadores formalmente associados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo, Brasil e universidades ou instituições de pesquisa reconhecidas pela NWO na Holanda e devem refletir em uníssono a estreita cooperação. Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas em ambos os lados, incluindo o intercâmbio de pesquisadores, e que o projeto e a contribuição intelectual sejam equilibrados entre São Paulo e Holanda.

Os temas prioritários são, predição do risco e bases biológicas para a mudança da vulnerabilidade fisiológica para comorbidades e mudanças na resiliência ao longo da segunda metade do curso da vida; ciência de dados ((bio) informática, ômicas e biologia de sistemas) do processo de envelhecimento; medidas e mediadores de danos reversíveis e irreversíveis aos sistemas biológicos (pesquisa de biomarcadores moleculares e de imagem, indicadores de falha tecidual) em humanos, modelos celulares e animais; análise de dados de registros moleculares e de saúde e biomateriais; (coortes e estudos de pacientes/populações) sobre os efeitos das diferenças socioeconômicas e de estilo de vida que formam aceleradores da vulnerabilidade imuno-metabólica, física e mental na vida adulta; estudos sobre intervenções preventivas bem documentadas, incluindo soluções digitais/e-Health em nutrição / exercício.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Envelhecimento Saudável

inscription dates
in 03/09/2019

Fapesp
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa
São Paulo SP Brasil

source
Fapesp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided