Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Convidamos pesquisadores interessados nas articulações entre cinema, arquitetura e cidade a submeter resumos de trabalhos acadêmicos de pesquisa (artigos) ou projetos arquitetônicos e urbanísticos para sessões temáticas

CinemaUrbana é um evento que aborda a cidade e a arquitetura por meio do cinema. Tem como atividades principais uma mostra de filmes de arquitetura contextualizada em 4 painéis temáticos com debates; palestras com pesquisadores nacionais e internacionais que atuam nas interseções entre arquitetura e cinema; e sessões de apresentações de trabalhos acadêmicos e projetos arquitetônicos e urbanísticos relacionados à temática. O evento busca aproximar e estimular o diálogo sobre as relações entre urbanismo, arquitetura e cinema, em diferentes linhas de abordagem. Ao colocar em contato palestrantes reconhecidos, pesquisadores, alunos e realizadores do audiovisual, com pesquisas dentro dessa temática, buscamos gerar debates transdisciplinares, utilizando o material e as questões trazidas pelos filmes selecionados.

Convidamos pesquisadores interessados nas articulações entre cinema, arquitetura e cidade a submeter resumos de trabalhos acadêmicos de pesquisa (artigos) ou projetos arquitetônicos e urbanísticos para as seguintes sessões temáticas:

01: Esquecimentos e afloramentos das ruínas nas cidades

As ruínas são comumente relacionadas a consequências de destruições por guerra, pobreza, desastres naturais, ou descaso, mas há ruína social, resultante de aniquilamentos culturais – os epistemicídios. Há em toda ruína uma sobrevivência, uma memória que insiste em não se apagar, afloramentos inevitáveis, que esse painel pretende revelar.

02: Im/Ex- pressões do corpo urbano

Toda expressão corporal é estimulada pelo ambiente: natural, urbano ou arquitetônico. São as coreografias, danças, percursos e movimentos. As GRAFIAS serão observadas nesse painel.

03: Memórias que se constroem para lembrar ou para exibir

Pretende-se discutir as questões de patrimônio, que constroem, por um lado, os marcos que guardam na memória um tempo, lugares com aura e que convidam a uma fruição estética. Por outro lado, cria-se marcos que objetivam fabricar um passado para satisfazer um espetáculo.

04: Deslocamento e pertencimento, no vazio ou no caos

Aparece nesse painel a sensação de solidão e deslocamento, a falta de sentido e de pertencimento, relacionadas tanto a lugares demasiadamente estéreis ou caóticos, mas que se desdobram em pertencimentos, usos inesperados, pertinências ou resistências.

Os interessados devem submeter um resumo expandido (1000 palavras) até o dia 30 de junho de 2019.

No caso de apresentação de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos relacionados ao tema, pedimos o encaminhamento do resumo escrito e arquivos em .pdf das pranchas.

Datas importantes

06 de junho de 2019
Abertura da chamada para trabalhos científicos e projetos de arquitetura e urbanismo

30 de junho
Data limite para submissões

14 de julho de 2019
Resultado da seleção de trabalhos para apresentação

14 a 17 de agosto de 2019
CinemaUrbana

Para mais informações e inscrições, acesse o site.

<br />Imagem divulgação  [Website cinemaurbana.com]


Imagem divulgação [Website cinemaurbana.com]

CinemaUrbana

inscription dates
in 30/06/2019


CinemaUrbana

source
CinemaUrbana
Brasília

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided