Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

Os prazos e formatos admitidos para esta edição indicam a submissão de artigos: até 31 de agosto e a submissão de proposições artísticas: até 08 de setembro

O Grupo de Estudos sobre Arte Pública - Brasil constitui-se como um dos sete Grupos Nacionais, criados em países latino-americanos e vinculados ao  Grupo de Es­tudios sobre Arte Pú­blico en Latinoamerica.O GEAP BR foi fundado em 2011, e é formado por estudiosos baseados em diferentes Estados Brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará). Tem como seu objetivo promover pesquisas, reflexão crítica e difusão das variadas formas da Arte Pública instaurada no espaço urbano brasileiro.

Na continuidade dos trabalhos, o GEAP BR lança edital público para receber contribuições textuais e proposições artísticas para seu III Seminário Nacional programado para ocorrer, excepcional e exclusivamente, por meio das plataformas digitais Zoom.us e You Tube, nos dias 03, 04 ,05 e 06 de novembro

 

Escopo do III Seminário Nacional do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil – GEAP BR

Diante do atual contexto instaurado pela epidemia que tomou conta do mundo em tempos recentes, o GEAP BR propõe promover uma reflexão geral sobre o papel da arte pública como agente de reconstrução de laços sociais e afetivos nesses contextos traumáticos. Neste sentido, propõe discutir as variantes configurações da arte pública no Brasil, ampliando sua acepção como patrimônio cultural tanto quanto complexificando suas relações como expressão contemporânea. Propõe-se assim a valorizar a diversidade de formas e de manifestações contemplada pela pluralidade de agentes, bem como a multiplicidade de seus sentidos. Trata-se de reunir pesquisadores que têm se edicado a investigar e refletir sobre o universo da arte pública no Brasil, oferecendo um quadro rico de tendências e de vertentes de estudo.

Assumidas essas questões como ponto de partida, assim como os eixos elencados abaixo, o GEAP BR convida artistas, historiadores, críticos de arte, arquitetos e urbanistas, conservadores e administradores de políticas públicas a participar desses esforços de reflexão e de debates por meio de artigos ou de proposições artísticas, que colaborem com a construção de um inventário sobre as formas da arte pública pautadas pelas urgências de nossa atualidade.

Chama-se a atenção para duas inovações apresentadas nesta edição do evento: devido ao isolamento social causado pela pandemia do Covid 19, o III Seminário Nacional GEAP BR ocorrerá, excepcional e exclusivamente, pela via virtual, a partir das plataformas Zoom.us e YouTube. Além disso, esta edição amplia a conhecida forma de participação para pesquisadores com apresentação de artigos e inclui proposições artísticas criadas a partir da relação arte, espaço urbano e sentido público.

Para a submissão de artigos

Considerando o recorte proposto para o III Seminário, indicam-se os seguintes eixos temáticos para esta modalidade de participação:

1. Monumentos e antimonumentos: maneiras de ocupação do espaço público;

2. Políticas públicas, manifestações artísticas e a constituição da paisagem urbana;

3. A cidade contemporânea como espaço de disputa e de emergência da arte;

4. Questões sobre pertença, permanência e recodificação na Arte Pública;

5. Outras formas de presença? sentidos públicos e virtualidade na Arte Pública

- Cada autor/a pode submeterá apenas um artigo.

3 - Podem participar (com submissão de trabalhos na condição de autores principais) pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil cujos trabalhos de pesquisa tratem das questões propostas pelos eixos temáticos do III Seminário Nacional GEAP BR.

- O grupo compreendido inclui: docentes, doutorandos e mestrandos. Graduandos ou graduados serão aceitos somente na condição de coautores de trabalhos submetidos pelo grupo anteriormente indicado.

 

Para a submissão de proposições artísticas

- Cada autor/a poderá submeter apenas uma proposição artística.

- Devem ser criações de autoria do/a próprio/a proponente, seja como projeto individual ou como representante de grupo ou coletivo de artistas, estritamente voltadas para as relações entre arte, espaço urbano e seus sentidos públicos na atualidade.

- Podem inscrever-se artistas e projetos realizados no Brasil ou então elaborados por brasileiros em qualquer parte do mundo, dentro dos dois últimos anos.

- As proposições devem ser encaminhadas para seleção exclusivamente em formato de vídeo, acompanhadas de uma sinopse, de até duas laudas, que ajude na compreensão do contexto da realização.

- Todos as proposições artísticas selecionados serão apresentadas no site oficial do GEAP BR, bem como em seu canal no YouTube, visando criar um inventário das formas da Arte Pública e Urbana com potencial interesse para pesquisas teóricas e da práxis artística no Brasil. Dentre essas proposições selecionadas e apresentadas no YouTube, algumas serão convidadas a integrar a programação do III Seminário Nacional GEAP BR, entre os dias 3 e 6 de novembro de 2020, com a participação em um breve debate.

- Essas sessões de apresentação das proposições artísticas e de debates serão integradas pelas proposições selecionadas e por demais proposições dos/as artistas convidados pela Comissão Organizadora.

- Outras formas de encaminhamento da submissão de proposições artísticas serão invalidadas pela organização do Seminário.

 

Cronograma

Lançamento do Edital do III Seminário Nacional GEAP BR: 10 de julho de 2020

Prazo final para a submissão dos artigos completos: 31 de agosto

Prazo final para a submissão das proposições artísticas através do envio de vídeo (de 5 a 10 minutos no máximo; formato mp4): 8 de setembro

Divulgação dos artigos e das proposições artísticas aprovadas: 21 de setembro

Inscrição geral: de 22 de setembro a 11 de outubro

Envio dos vídeos de apresentação dos artigos: (5 minutos no máximo; formato mp4): até 11 de outubro

Realização do III Seminário Nacional GEAP BR: 03, 04, 05 e 06 de novembro, das 14h às 16h45, via plataforma zoom.us e YouTube, divulgadas com a devida antecedência)

Programação geral.

Mais informações pelo site.

Link do EDITAL.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

GEAP BR lança chamada para o III Seminário Nacional dedicado aos Estudos sobre Arte Pública no Brasil

inscription dates
from 10/07/2020
to 31/07/2020

source
coordenadoria nacional GEAP BR
São Paulo

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided