Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

selections

O laboratório “Comuns”, organizado por Marcella Arruda e Marina Frúgoli, em parceria com o centro cultural Marieta, abre seleção para pessoas interessadas residentes na América Latina

Está aberto o processo seletivo para a primeira edição do Comuns, laboratório virtual de arquitetura experimental e participativa, organizado por Marcella Arruda e Marina Frúgoli, em parceria com o centro cultural Marieta, de São Paulo (Brasil). O laboratório tem como objetivo estimular a troca de novas experiências e reflexões em tecnologias sociais, ecológicas e políticas de transformação dos territórios latino americanos.

O evento acontecerá duas vezes por semana, em encontros virtuais de 2h30, entre 16 de setembro e 21 de outubro de 2020. Estruturado de maneira horizontal e construído em torno do diálogo, o laboratório acontece com um grupo de até 30 participantes da América Latina pela plataforma online Zoom, em “Portunhol”. Para participar, o interessado deve se candidatar para o processo seletivo através do formulário de inscrição até o dia 16 de agosto de 2020.

Às quartas-feiras, acontecerão os Conversatórios: diálogos entre três coletivos latino-americanos, convidados para apresentar suas trajetórias e processos que envolvem o seu fazer arquitetônico, delineando métodos, estratégias e inquietações para possíveis caminhos futuros. Já às quintas-feiras, acontecerão os exercícios de imaginação: em grupos de, no máximo, 15 pessoas, se discute, problematiza e reflete sobre o tema apresentado no dia anterior, trocando referências e experiências de forma horizontal. Serão propostos e compartilhados pequenos exercícios ligados à temática de cada semana que podem vir a ser ferramentas para uma atuação mais integrada ao território.

Comuns reconhece a importância do trabalho desenvolvido por escritórios e coletivos de arquitetura latino-americanos engajados em práticas projetuais não convencionais, por isso, convida aos conversatórios: Al Borde (Equador), a77 (Argentina), Mouraria 53 (Brasil); Colectivo Arrabal (México), Micrópolis (Brasil), Goma Oficina (Brasil); Terceira Margem (Brasil), Ruta4 (Colômbia), Eleazar Cuadros (Peru); Arquitectura Expandida (Colombia), Comunal (México), e SePlan Conde (Brasil). Essas iniciativas seguem lógicas que promovem o trabalho coletivo, colaborativo e experimental, ancoradas nos valores da ética do bem viver, da descolonização dos saberes e da preservação do bem comum. Com o objetivo de fortalecer uma rede latino-americana de saberes alternativos no campo da arquitetura, o laboratório irá investigar 4 eixos temáticos: materiais e técnicas, poéticas, participação e estratégias.

Este grupo de investigação e ação é voltado para pessoas que tem uma atuação na transformação de seus territórios, buscando ativar redes e trocar soluções acerca de uma prática decolonial, integrada e situada; mas também para quem está inquieto com estas questões, procurando formas de começar a atuar em seu contexto local.

As pessoas interessadas em participar deverão enviar suas candidaturas através do formulário de inscrição (ver abaixo) até às 23h59 (GMT-3, horário de Brasília) do dia 16 de agosto de 2020. Um comitê de seleção, composto por Vitruvius, Permasampa e A Casa de Jajja, irá analisar os inscritos e deliberar até 6 de setembro de 2020. Os critérios de seleção serão a diversidade e experiência. O resultado do processo de seleção, com os nomes das pessoas escolhidas para integrar o grupo e a lista de espera, serão divulgadas online no dia 07 de setembro de 2020.

Inscrição para processo seletivo

Até 23h59 (GMT-3, horário de Brasília) do dia 16 de agosto de 2020, preenchendo o formulário de inscrição disponível em https://forms.gle/EybGiwZ6vq1wHDxo6.

Horários

Sempre às quartas e quintas-feiras, entre 19h e 21h30.

Investimento

Contribuição ideal R$ 370,00

Contribuição mínima R$ 260,00

10% de bolsas

Mais informações

www.comuns.net.br

Realização

Marcella Arruda é artista transdisciplinar de São Paulo, arquiteta e urbanista pela Escola da Cidade (2017), estudou na Royal Academy of Arts em Den Haag (NL) e Design em Permacultura na Casa da Cidade (SP). Através de instalações, intervenções arquitetônicas, performances e programas pedagógicos, Marcella explora as relações entre corpo e território por meio de construções simbólicas como matéria de pertencimento e agenciamento. Está diretora de Projetos do instituto a Cidade Precisa de Você.

Marina Frúgoli é curadora formada em arquitetura e urbanismo pela FAU USP, com estudos complementares na Amsterdam Academy of Architecture. Atualmente é curadora da Coleção BEI de bancos indígenas brasileiros e assistente de coordenação de projetos do Intermuseus. Como assistente de curadoria, realizou exposições no Instituto Moreira Salles e no Itaú Cultural.

Residência cultural

O Marieta é um centro de cultura voltado para o pensamento contemporâneo, que envolve pessoas de gerações e experiências diferentes, e se propõe como lugar de criação, debate e difusão de produções artísticas e culturais.  Desde 2015 no centro de São Paulo, o Marieta fomenta na sociedade civil a reflexão em arte, cultura e sociedade com uma constante e variada programação cultural pública. Com a impossibilidade de organizar encontros presenciais por tempo indeterminado, o Marieta está trabalhando para oferecer momentos virtuais de produção e reflexão coletiva, para manter as mentes ativas e atentas.

Júri

Tomaz Lotufo (Permasampa), Felipe Pinheiro (Permasampa), Silvana Romano (Vitruvius), Abilio Guerra (Vitruvius), Fernanda Critelli (Vitruvius), André Marques (Vitruvius) e Mariana Montag (A Casa de Jajja).

Design

André Moraes

Solicitações de Imprensa

desvendandoprocessos@gmail.com

contato@projetomarieta.com.br

Comuns – desvendando processos na América Latina

inscription dates
in 16/08/2020

Comuns
Laboratório Comuns


Projeto Marieta
Rua Maria Paula 96 ap 2
Bela Vista São Paulo SP
[Romano Guerra Editora + Portal Vitruvius + Irmãos Guerra Filmes + Cactus]

source
Comuns / Marieta
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided