Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

guia de livros

Abrahão Sanovicz, arquiteto

lançamento

Abrahão Sanovicz, arquiteto

Helena Ayoub Silva

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2017

Série Arquitetura Brasileira, Romano Guerra Editora e Instituto P.M. e Lina Bo Bardi

Ensaios fotográficos de Nelson Kon

AQUISIÇÃO: rg@romanoguerra.com.br

edição em português
brochura
280 p
17 x 24 cm
ilustrado
colorido
fotos
desenhos
ISBN 978-85-88585-67-6

Abrahão Sanovicz, arquiteto

sobre o livro

Resultado da Iniciativa do Instituto Bardi e Romano Guerra Editora, livro conta a parceria de fomento do CAU/SP.

Com prefácio de Eduardo de Almeida e posfácio de Edson Jorge Elito, o livro tem autoria da arquiteta e professora Helena Ayoub Silva, e parte da tese de doutorado Abrahão Sanovicz, o projeto como pesquisa, defendida na FAU USP em 2000, pesquisa posteriormente ampliada para a publicação. Foram consultados, dentre outros, os acervos da família e da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, o texto sobre a trajetória do arquiteto é acompanhado de ampla documentação iconográfica – fotos de época e atuais, desenhos técnicos e artísticos, com ensaios fotográficos de autoria de Nelson Kon realizados exclusivamente para o livro. Entre os projetos, destaque para o Teatro Municipal de Santos, Estações de Piscicultura de Promissão e Salto Grande, Fórum de Bragança Paulista, Sede do Banespa em Recife, edifícios Abaeté, Fiandeiras e Modular Delta I e II, Sesc Araraquara, conjuntos habitacionais Cecap Serra Negra, Celso dos Santos, Pascoal Melantônio e Cesp Porto Primavera, além de habitações unifamiliares.

Sobre o arquiteto

Abrahão Velvu Sanovicz (1933-1999), arquiteto formado em 1958 na FAU USP, membro da “Escola Paulista”, geração de ouro da arquitetura paulista, projetou e construiu relevantes edifícios habitacionais, culturais, educacionais, de serviço e infraestruturais. Ainda jovem, foi aluno da Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM e estagiário do escritório do designer Marcello Nizzoli em Milão, legando trabalhos nas áreas de artes plásticas – em especial, desenho e gravura – e design de marcas e produtos.

Sobre a série Arquitetura Brasileira

Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série Arquitetura Brasileira, que reunirá livros sobre os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, casos de Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Hans Broos, entre outros. O primeiro livro da série, lançando em maio de 2016, divulgou a trajetória de Pedro Paulo Melo Saraiva, a última homenagem ao arquiteto antes de sua morte em julho do ano passado.

sobre o autor

Helena Ayoub Silva
Arquiteta e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

como citar

SILVA, Helena Ayoub. Abrahão Sanovicz, arquiteto. São Paulo, Romano Guerra, 2017.

comentários

Abrahão Sanovicz, arquiteto

resenhas desse livro
por Abilio Guerra

outros livros

compartilhe

revistas

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada