Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

Coletivo Goma Oficina (Org.)
 

Editora da Cidade, Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2019
Textos de Javier Rodríguez Alcalá, Eduardo Verri, Pedro Beresin, Vitor Pena e posfácio de Fernando Luiz Lara.

edition: português
hardcover
176 p
17 x 24 cm
illustrated
photos
drawings
ISBN 978-85-88585-86-7 [RG]/978-85-64558-46-5[EdC]

Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

about the book

Ao falar do Paraguai muitos brasileiros associam imediatamente o país a ideias como contrabando, produtos falsificados e também à Guerra da Tríplice Aliança. No Brasil, pouco se sabe sobre a realidade desse vizinho, que tem belas paisagens, uma cultura bem característica e uma população de cerca de 6,5 milhões de pessoas que falam as duas línguas oficiais, espanhol e guarani.

O livro Arquiteturas contemporâneas no Paraguai, que será lançado no dia 28 de novembro em São Paulo, tenta desconstruir esse imaginário preconceituoso e negativo ao revelar a riqueza e inventividade das construções contemporâneas realizadas por uma nova geração de arquitetos paraguaios. Também se propõe a fazer uma análise da história do país e do seu desenvolvimento, muito marcado pela influência de sucessivos governos brasileiros.

A publicação bilíngue (português-espanhol) apresenta uma seleção de obras marcadas pela experimentação construtiva e muita criatividade, utilizando materiais básicos: tijolos, concreto e vidro. Com apenas esses recursos, as obras de arquitetos como Solano Benitez e Javier Corvalan têm alcançado grande destaque na arquitetura mundial.

Com textos críticos e uma seleção de 29 obras, o livro, organizado pela Goma Oficina, propõe um novo olhar ao país, seu território e cidades, abordagem que pode ajudar muito a pensar o futuro (e presente) das cidades brasileiras, já que toda essa geração de profissionais vem encontrando soluções criativas aos desafios sociais e urbanos locais. Podem ser também referências para a solução dos problemas urbanos do Brasil, em geral muito semelhantes.

about the author

Coletivo Goma Oficina

how to quote

GOMA OFICINA, Coletivo (Org.). Arquiteturas contemporâneas no Paraguai. São Paulo, Editora da Cidade, Romano Guerra, 2019.

comments

Arquiteturas contemporâneas no Paraguai

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided