Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

O fotógrafo Benicio Whatley Dias

O fotógrafo Benicio Whatley Dias

Cêça Guimaraens

Rio Books, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2019
Prefácio de Ulpiano T. Bezerra de Meneses

edition: português
hardcover
280 p
22,7 x 28 x 2,5 cm
1600 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 978-85-9497-047-3
CDD 770.981

O fotógrafo Benicio Whatley Dias

about the book

No livro, a autora amplia o conhecimento da obra e do quadro de referências deste artista visual que trabalhou para o Serviço do Patrimônio. Cêça Guimaraens amplia o conhecimento da obra e do quadro de referências deste artista visual que trabalhou para o Serviço do Patrimônio – Sphan, para o Porto e para a Prefeitura Municipal da Cidade do Recife entre as décadas de 1930 e 1960. Professor, advogado e colecionador, Benicio Whatley Dias (1914-1976) foi testemunha e personagem de uma época crítica que envolveu reconhecidos literatos, cientistas sociais, artistas plásticos, editores, jornalistas e políticos.

O valor documental do trabalho do fotógrafo incita olhares multifacetados e polissêmicos, levando a urbanista e professora da UFPE Virginia Pitta Pontual a destacar, na Apresentação do livro, “as imagens que constroem uma alegoria sobre o Recife, as quais marcam fortemente os sentidos dos que amam as cidades”.

Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, professor da USP, escreveu no Prefácio que a abrangência local e nacional da obra e das coleções fotográficas de Whatley Dias é reveladora de um contexto cultural “marcado por transformações profundas, tensões e perplexidades vividas pelo Modernismo”.

Cêça Guimaraens, autora, considera que Benicio Whatley Dias criou excepcional arqueologia da estética modernista ao registrar em suas fotografias “os formidáveis embates que o Movimento Moderno travou com as representações do passado arquitetônico e urbanístico”.

about the author

Cêça Guimaraens
Arquiteta realizou estudos de pós-doutorado em American and Museum Studies na New York University onde foi professora. Experiência na área de Arquitetura com ênfase em Teoria e Projeto, Historiografia e Crítica da Arquitetura e Urbanismo.

how to quote

GUIMARAENS, Cêça. O fotógrafo Benicio Whatley Dias. Rio de Janeiro, Rio Books, 2019.

comments

O fotógrafo Benicio Whatley Dias

resenhas desse livro
por José Lira

outros livros

share

Cêça Guimaraens

Arquitetura e movimento moderno

Cêça Guimaraens (Org.)

FAU-UFRJ, 2006

Lúcio Costa

Cêça Guimaraens

Relume Dumará, 1996

Paradoxos Entrelaçados

Cêça Guimaraens

UFRJ/FAU, 2002


magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided