Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Centelha de inverno

Centelha de inverno

Ricardo Carranza

G&C Arquitetônica, São Paulo; 1ª edição, 2019

edition: português
paperback
64 p
10,5 x 15 x 0,5 cm
100 g
B&W
ISBN 978-85-66616-05-7
CDD B869.1

Centelha de inverno

about the book

Na orla da praia, o velho homem se deteve diante da pequena concha do mar. Depois de um período de reflexão e devaneio, e o velho homem tanto pode ter se maravilhado com o paradoxo do nácar, criação do gelatinoso molusco, como pode ter recuperado uma imagem do passado – o menino apoiou a concha ao ouvido e se encantou com o chiado do mar. Inspirado, o velho homem escreveu algumas linhas sonhando traduzir a coisa em si em símbolo – ou a suposta coisa em si, como veremos mais adiante. Publicada a obra recebeu novas luzes: a cisão da crítica não abalou o velho homem: um a comentou sob o título – a obra prima do egoísmo; outro exorbitou a dificuldade de a situar na complexidade da história; o leitor a amou ou a esqueceu, e o poeta concedeu entrevista ao remoto programa da TV estatal. Depois que ele se foi para sempre, os versos sobre a alma da concha seguiram se ramificando através de outro homem que, na impessoal generosidade de uma biblioteca, se deteve diante da beleza da Poesia.

about the author

Ricardo Carranza
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Mackenzie, em 1993. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP, em 2000. Professor dos cursos de Arquitetura da FAAM e do Unicentro Belas Artes de São Paulo.

how to quote

CARRANZA, Ricardo. Centelha de inverno. São Paulo, G&C Arquitetônica, 2019.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided