Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a academia Sphan

O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a academia Sphan

A relação entre o modernismo e o barroco

Mariza Veloso

Editora UnB, Brasília; 1ª edição, 2018

edition: português
paperback
p
15 x 21 cm
680 g
ISBN 978-85-230-1212-0

O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a academia Sphan

about the book

Esta obra suscita imediato interesse de antropólogos e sociólogos, pois as perguntas – o que preservar e por que preservar – exigem respostas baseadas em uma ordem de valores, impondo à reflexão conceitos como tempo, memória e história, que sustentam representações e constroem a teoria e a prática em torno do patrimônio cultural. Esta é uma pesquisa pioneira, um dos primeiros pilares plantados para a criação desse campo de estudos dentro das ciências sociais. Além de estudar a gênese de uma instituição cultural, Mariza Veloso faz uma leitura original do modernismo brasileiro, de seu vanguardismo singular que valoriza o novo e não abre mão da tradição, daquilo que tem valor histórico ou estético, do que uma sociedade não pode se esquecer. Um dos achados mais importantes da autora refere-se à compreensão da instituição entendida como Academia Sphan, pois ali produziram-se estudos, pesquisas, livros e ensaios sobre o patrimônio cultural. Outro achado importante é a relação original entre modernismo e barroco, homologias inusitadas entre dois momentos paradigmáticos da modernidade. A obra é também endereçada aos que se dedicam à história das ideias e ao pensamento social no Brasil. Por acrescentar conhecimento sobre o assunto, por munir de conceitos e argumentos aqueles que se interessam pelo tema, esta é referência básica e continuará a ser lida, citada e reproduzida por estudantes, pesquisadores e técnicos envolvidos no estudo do patrimônio material e imaterial. [Angélica Madeira]

about the author

Mariza Veloso
Mariza Veloso Motta Santos é cientista social, doutora em antropologia e docente na Universidade de Brasília.

how to quote

VELOSO, Mariza. O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a academia Sphan. A relação entre o modernismo e o barroco. Brasília, Editora UnB, 2018.

comments

O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a academia Sphan

resenhas desse livro
por Daniela Pereira Barbosa

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided