Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Fachwerk

Fachwerk

A técnica construviva enxaimel

Angelina C. R. Wittmann

AmoLer, Blumenau; 1ª edição, 2019

edition: português
paperback
408 p
17 x 23 x 1,8 cm
1000 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-7172-035-0
CDD 720.981

Fachwerk

about the book

A arquiteta Angelina Wittmann registra através desta obra, o resultado de vários anos de pesquisa sobre a construção enxaimel. Seu trabalho científico estende-se sobre uma vasta área geográfica e compreende profundidade histórica. Imigrantes alemães trouxeram esta técnica de construção de suas regiões para o sul do Brasil e a adaptaram às condições locais.

Durante várias viagens por regiões da Alemanha, a autora estudou o enxaimel, fez comparações e demonstra as diferenças de forma clara, com descrições detalhadas, desenhos e fotografias. Um fragmento dessas viagens de estudos de Angelina Wittmann, eu tive o prazer de acompanhar. Nas cidades históricas de Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl, Bad Windheim e outras, ainda hoje os moradores orgulham-se de suas edificações enxaimel e da imagem que as mesmas concedem às suas cidades. A inconfundível identidade dessas cidades revigora a sensação de pertencimento de seus moradores e acentua o agradável estilo de vida que se encontra nas ruas estreitas e vielas, o que atrai anualmente milhares de turistas de todo o mundo.

Durante séculos era a madeira que determinava a forma de construir de grande parte da população, dos trabalhadores, da classe média baixa e agricultores. Na Francônia, como em outras regiões da Alemanha, o legado das construções dos pequenos burgueses é conservado em museus, como também no museu a céu aberto “Freilandsmuseum” em Bad Windsheim. Na engenharia da construção urbana a proteção patrimonial cultural goza de uma posição importante, o que, sem o apoio dos habitantes, não seria possível. Angelina conheceu também, durante suas pesquisas, essas três visões sobre o assunto: a do diretor do Museu, a do arquiteto urbano e a de um curador municipal de patrimônio histórico. Esses especialistas debateram com a arquiteta de Santa Catarina, com espontâneo interesse.

Por essa razão, a obra de Angelina Wittmann deverá servir excepcionalmente bem para fomentar o conhecimento e a compreensão desse legado cultural alemão no Brasil. O mesmo, ainda que represente a forma de construir tradicional e despretensiosa de moradores do campo e cidadãos humildes, merece ser valorizado e protegido. Neste sentido, desejo que este considerável trabalho receba a atenção de numerosos e sensíveis leitores e admiradores [texto: Dr. Wolfgang Betz/ tradução: Beatriz Niemeyer].

about the author

Angelina C. R. Wittmann

how to quote

WITTMANN, Angelina C. R.. Fachwerk. A técnica construviva enxaimel. Blumenau, AmoLer, 2019.

comments

Fachwerk

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided