Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Arquitetura Evanescente

Arquitetura Evanescente

O desaparecimento de edifícios cariocas em perspectiva histórica

Fernando Atique

Edusp, São Paulo; 1ª edição, 2019

edition: português
paperback
192 p
18 x 25,5 x 1,3 cm
500 g
fullcolor
photos
ISBN 9788531417535
CDD 720.98153

Arquitetura Evanescente

about the book

É possível uma história da não preservação? A questão guia Fernando Atique neste livro, enquanto estuda o desaparecimento de duas edificações cariocas na década de 1970: o Palácio Monroe, projetado para uma exposição nos Estados Unidos e remontado no Brasil em 1906, serviu de sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; o Solar Monjope, finalizado em 1928, foi um palco importante de encontros entre arquitetos e artistas brasileiros. Além das discussões acadêmicas sobre seu valor arquitetônico, os edifícios estimularam demandas pró-preservação de não especialistas, vindas de grande parte da sociedade; mesmo assim, tiveram negados os pedidos de tombamento junto aos órgãos de preservação. Essa realidade motivou a pesquisa em torno do processo de idealização, produção, circulação e recepção da arquitetura, que repercute no meio social como parte fundamental da vida urbana, num intricado jogo de memória, história e urbanidade.

 

about the author

Fernando Atique
Arquiteto, docente e pesquisador na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Foi pesquisador na "University of Pennsylvania" Penn -, nos EUA.

how to quote

ATIQUE, Fernando. Arquitetura Evanescente. O desaparecimento de edifícios cariocas em perspectiva histórica. São Paulo, Edusp, 2019.

comments

Arquitetura Evanescente

outros livros

share

Fernando Atique

Arquitetando a "boa vizinhança"

Fernando Atique

Fapesp, 2010

Memória moderna

Fernando Atique

Fapesp, 2004


magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided