Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Paulinho da Viola e o elogio do amor

Paulinho da Viola e o elogio do amor

Eliete Eça Negreiros

Ateliê Editorial, São Paulo; 1ª edição, 2016
Prefácio de Olgária Matos

edition:
paperback
152 p
14 x 21 cm
194 g
ISBN 978-85-7480-745-4

Paulinho da Viola e o elogio do amor

about the book

Em Paulinho da Viola e o Elogio do Amor Eliete Negreiros apresenta uma reflexão sobre a representação do amor na obra do compositor e sua inscrição no âmbito da tradição do pensamento e da lírica ocidental.

Através das canções criadas e cantadas por ele, a autora revisita poetas e pensadores como Safo, Platão, Aristóteles, Montaigne, Freud, Walter Benjamin e Octavio Paz. Eliete destaca três modalidades do amor na lírica violiniana: o amor breve, o amor melancólico e o amor feliz e vê no aspecto meditativo das canções uma espécie de educação sentimental na medida em que Paulinho da Viola descreve e reflete sobre os estados de apaixonamento.

A autora conta com formação intelectual e artística adequada ao desafio: com formação acadêmica na área de filosofia, Eliete Negreiros é cantora profissional – autora dos álbuns Outros Sons (produção Arrigo Barnabé, prêmio APCA como cantora revelação 1982), Ângulos, Tudo está dito (1986), Canção Brasileira, A nossa bela alma (1992), e 16 canções de tamanha ingenuidade (prêmio APCA de melhor cantora de música, 1990) –, ensaísta e criadora de projetos culturais.

about the author

Eliete Eça Negreiros
Licenciada, mestre e doutora (Filosofia, USP), cantora de MPB (prêmio APCA, 1982 e 1992), autora dos livros "Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos" e "Paulinho da Viola e o elogio do amor".

how to quote

NEGREIROS, Eliete Eça. Paulinho da Viola e o elogio do amor. São Paulo, Ateliê Editorial, 2016.

comments

Paulinho da Viola e o elogio do amor

resenhas desse livro
por Olgária Matos

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided