Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Marcos Konder Netto

Marcos Konder Netto

Caderno de projetos, reflexões e realizações do arquiteto

Igor de Vetyemy

Rio Books, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2019
Edição bilíngue (português, inglês)

edition:
paperback
188 p
28 x 21,5 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-85-9497-048-0

Marcos Konder Netto

about the book

Marcos Konder Netto Caderno de projetos, reflexões e realizações é um livro bilíngue (português e inglês) em que o arquiteto biografado, nascido em 1927, apresenta os resultados do seu métier com a simplicidade e a inventividade características dos seguidores da arquitetura moderna. A experiência projetual de Konder foi aprendida em seu ateliê, em trabalhos com os seus mestres Affonso Eduardo Reidy e Sergio Bernardes, e na rotina burocrática de instituições governamentais. Konder é, portanto, singular herdeiro dos princípios e padrões da arquitetura moderna carioca, o que o fez formular apropriado juízo crítico dos rígidos modelos do Movimento Moderno. Arquiteto que se considera “contemporâneo”, Marcos Konder Netto é revelado em livro e em filme sob os aspectos profissionais e as dimensões humanas que o tornaram um generoso personagem. Ciente do seu papel técnico e político, foi presidente do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil em 1962, e professor de Composição de Arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde se graduou em 1950.

Além dos projetos e obras que estão apresentados em fotos, croquis e desenhos técnicos, a trajetória de Marcos Konder Netto está, no livro, entremeada com entrevistas, conversas informais, poemas e excertos de seus textos críticos. O conteúdo, expandido por meio de QR Codes, disponibiliza visitas virtuais às principais obras com narrações de Marcos Konder Netto e de Igor de Vetyemy, autor do livro, destacando o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial e o restaurante Rio´s, situados às margens da baía de Guanabara.

O arquiteto Marcos Konder Netto

Em jogo articulado de volumes que é produto de um discurso modernista disciplinado, cujo referencial demonstra que o tratamento da composição e das superfícies não pode ser ilusionista, a obra-prima de Marcos Konder Netto é o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Resultado de concurso público, projetado e construído entre 1956 e 1960, o monumento, inegavelmente, contém a cidade e a paisagem do Rio de Janeiro. Dessa maneira, Konder resume, no Monumento aos Mortos, a ‘visão’ do próprio trabalho, cuja essência distingue o fato de que é preciso que a Arquitetura reintegre o determinante simbólico à Arte para, assim, transcender o mero formalismo.

Político, Marcos Konder Netto, em momentos difíceis para a democracia no Brasil, difundiu as suas preocupações sociais e técnicas por meio do exercício profissional discreto e eficaz, reproduzindo em salas de aula as ideias dos arquitetos modernistas e a sua vontade de criar, nos estudantes, a mentalidade nova e crítica. Ao participar de concursos públicos, dos quais sempre foi importante defensor, diferentes programas arquitetônicos contribuíram para que a sua experiência com a forma e os materiais reafirmasse as suas ações políticas tanto no Rio de Janeiro quanto no exterior.

O Espaço de desenvolvimento infantil Sarita Konder, é a obra mais recente de Marcos Konder Netto e foi construída com os recursos do arquiteto em homenagem a sua mulher, falecida em 2006. Cedida em contrato de comodato com a prefeitura carioca, o projeto da arquitetura simples e funcional do lugar foi desenvolvido para facilitar e diminuir os custos da construção.  Espécie de creche e jardim da infância, o espaço Sarita Konder concretiza a sua liberdade para, objetiva e simplesmente, expor ideias e ideais.

about the author

Igor de Vetyemy
Arquiteto, cineasta, escritor, especialista em História da Arquitetura (Oxford University), mestre em Arquitetura e Ciências da Construção (TU Delft), copresidente do IAB-RJ, professor universitário, diretor do Instituto Niemeyer.

how to quote

VETYEMY, Igor de. Marcos Konder Netto. Caderno de projetos, reflexões e realizações do arquiteto. Rio de Janeiro, Rio Books, 2019.

comments

Marcos Konder Netto

resenhas desse livro
por Cêça Guimaraens

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided