Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Exposição Mundial de Lisboa Arquitectura

Exposição Mundial de Lisboa Arquitectura

Luiz Trigueiros and Claudio Sat (Orgs.)
 

Blau, Lisboa; 1ª edição, 1998

edition: português
paperback
216 p
29 x 29 x 1,6 cm
1400 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 972-8311-08-7

(projeto de arquitetura, urbanismo, exposições)

Exposição Mundial de Lisboa Arquitectura

about the book

Este livro constitui uma contribuição para a promoção e divulgação da Expo'98 na vertente urbanística e arquitetônica.

Nele se antecipa a visão do espaço construído para acolher a última exposição mundial do século XX, tomando por tema "Os oceanos, um patrimônio para o futuro", no Ano Internacional dos Oceanos. É um espaço que reflete a abertura à criatividade, à confluência de diferentes linguagens e expressões estéticas, unificadas pelo sítio, pelo desenho do espaço público e pela leitura global da sua organização expositiva.

De 22 de maio a 30 de setembro a Expo'98 constituirá uma cidade para acolher milhões de visitantes num contexto festivo, de encontro e troca de experiências, onde convergem as vertentes informativa, artística, cultural, científica, lúdica, econômica. Contudo a oportunidade da sua concretização está associada a uma profunda transformação urbana, conduzida numa perspectiva de reconversão urbanística e requalificação ambiental. Onde existia uma plataforma industrial e portuária, marginal e obsoleta, constituiu-se uma nova centralidade metropolitana, de acordo com um plano concertado para a modernização da área da grande Lisboa, numa perspectiva regional, nacional e internacional.

Houve que desenvolver um complexo e profundo trabalho de planeamento, concepção, construção e gestão, iniciado em 1989 com a apresentação da candidatura portuguesa, votada favoravelmente em 1992 pelo BIE, comprovou-se a capacidade de responder ao desafio colocado. Aqui se legam novos "marcos" para a cidade, mas mais do que a exaltação do efêmero e da excepcionalidade, promove-se o conceito de a cidade constituir também um "patrimônio para o futuro", um bem que herdamos, preservamos e valorizamos para as gerações vindouras.

(introdução do livro - abril de 1998)

about the author

Luiz Trigueiros
Arquitecto pela E.S.B.A.L desde 1980 e foi director da revista Architécti desde o seu início até o número 15/16 de 1992.

Claudio Sat
Graduado pela Facultad de Arquitectura e Urbanismo de Córdoba, Argentina, continuou os seus estudos no Instituto Universitario di Architettura di Venezia, Itália. Formou, em 2004, a Claudio Sat Unipessoal, lda.

how to quote

TRIGUEIROS, Luiz; SAT, Claudio (Orgs.). Exposição Mundial de Lisboa Arquitectura. Lisboa, Blau, 1998.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided