Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Álvaro Siza 1986-1995

Álvaro Siza 1986-1995

Luiz Trigueiros (Org.)
 

Blau Monographs

Blau, Lisboa; 1ª edição, 1997

edition: português
paperback
216 p
29 x 29 x 1,7 cm
1300 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 972-8311-00-1

(projeto de arquitetura, arquiteto e obra)

Álvaro Siza 1986-1995

about the book

De Siza é costume dizer-se que é o arquiteto mais genuinamente português e que, a sê-lo, o não será porque se tenha isolado mas, antes, porque tendo intuído sobre a instabilidade e descontinuidade das muitas realidades, as soube incorporar nos seus edifícios que, assim, e para além das suas funções primeiras, se converteram em testemunhas silenciosas sobre os numerosos sinais que, precisamente, denunciam o fluir do tempo e, também, o tempo próprio a cada lugar.

Esta atitude entronca diretamente na postura do seu antecessor, mestre e amigo Fernando Távora, que também pretendeu "tudo incluir e nada excluir", embora com Siza se assista a uma maior preferência pela naturalidade da arquitetura não erudita, oriunda talvez da sua participação na equipe coordenada por Távora, quando do Inquérito à Arquitetura Popular, promovido pelo Sindicato Nacional de Arquitetos entre 1955 e 1960, para ser publicado posteriormente em 1961.

De Siza também é costume dizer-se mais recentemente, que agora é um outro Siza. Porventura pela maior dimensão das suas obras atuais ou, ainda, pela sua agora presumida liberdade estilística e financeira, contudo acredito que Siza, afinal como outros, reage apenas à anulação do mundo rural, invadido progressivamente pela cidade, para assim responder, não a novos programas, mas a novas circunstâncias, que lhe permitem uma maior capacidade de afirmação.

Que não nos espante este seu método, nem este seu esforço de redescoberta contínua, até porque já alguém referiu ser a arquitetura popular "uma forma de construir cujos modelos eruditos se ignoram no tempo".

(introdução do livro)

about the author

Luiz Trigueiros
Arquitecto pela E.S.B.A.L desde 1980 e foi director da revista Architécti desde o seu início até o número 15/16 de 1992.

how to quote

TRIGUEIROS, Luiz (Org.). Álvaro Siza 1986-1995. Blau Monographs, Lisboa, Blau, 1997.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided