Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Mendes da Rocha

Mendes da Rocha

Luiz Trigueiros (Org.)
 

Blau, Lisboa; 1ª edição, 1996
translator: Vander Savio Lemes da Silva
introduções Josep Mª Montaner e Maria Isabel Villac; textos Paulo Mendes da Rocha.

edition: português
paperback
96 p
22 x 24 x 1 cm
400 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 972-8311-06-0

(projeto de arquitetura, arquiteto e obra)

Mendes da Rocha

about the book

A obra de Paulo Mendes da Rocha é uma expressão contundente da confiança num projeto moderno que se considera ainda não suficientemente implantado nas cidades brasileiras. Um projeto moderno que se baseia no domínio do saber técnico, na intensidade conceitual, no mecanismo da abstração, na vontade de inserção urbana e na vocação social. As propostas realizadas pelos mestres do Movimento Moderno, especialmente Mies van der Rohe e Le Corbusier, tem sido reinterpretadas com tenacidade a partir de um ascético e insistente esforço de abstração. Sem dúvida, a experiência brasileira de Le Corbusier influiu drasticamente em Mendes da Rocha e em várias gerações de arquitetos brasileiros.

Essencialmente autorreferente, Paulo Mendes da Rocha tem sido impermeável às críticas pós-modernas que suscitaram um universo fragmentista que só tem saída se olha para a História. Em sua obra prevalece com toda a sua energia a confiança no gesto único, que gera uma estrutura arquitetônica capaz de regenerar o contexto urbano caótico e desarticulado das modernas capitais brasileiras. Como no Plano Obús para Argel, projetado em diferentes versões por Le Corbusier entre 1930 e 1934, procura-se manter a capacidade de articulação e regeneração através da arquitetura moderna

(trecho da introdução "A obra de Paulo Mendes da Rocha no panorama internacional")

about the author

Luiz Trigueiros
Arquitecto pela E.S.B.A.L desde 1980 e foi director da revista Architécti desde o seu início até o número 15/16 de 1992.

how to quote

TRIGUEIROS, Luiz (Org.). Mendes da Rocha. Lisboa, Blau, 1996.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided