Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

O teatro que o povo cria

O teatro que o povo cria

Cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos do Pará; da dramartugia ao espetáculo

Carlos Eugênio Marcondes de Moura (Org.)
 

Secult, Belém; 1ª edição, 1997

edition: português
paperback
404 p
22 x 22 x 3 cm
1100 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 85-7313-010-5

(teatro)

O teatro que o povo cria

about the book

A fabulação gentil do passarinho roubado quase se perde de vista, no emaranhado de situações melodramáticas que se acumulam, em progressão sufocante, nas peças de nobres e nas peças de coronel, sempre ambientadas na Amazônia. Amazônia fantástica, onde, sobre campos nevados, adejam pássaros tropicais, emblemáticos dos cordões; fadas muito alvas, dríades dos bosques, algumas, êmulas de Allan Kardec, espíritos de luz que vivem para proteger os incautos, travam duelos cósmicos com “fiticêras” negras, ‘mórenas’, melhor dizendo, batuqueiras, macumbeiras, umbandistas de grande fundamento e poder; malocas aguerridas, paramentadas com deslumbrantes cocais e capacetes, exibem seus dançados, se exprimem em um tupi-guarani ou nheengatu reconstituído sabe-se lá mediante quais critérios; seres míticos, que povoam o imaginário da gente amazônida, assombram a matutagem ou com ela confraternizam, em humanizada e carnavalesca camaradagem; onde, finalmente, nobres de maus bofes, que vieram da Europa enricar nos seringais, exibem ao mundo atos de maldade, vilania e corrupção, pelos quais serão castigados mediante as ‘artimânias’ de fadas e feiticeiras e, melhor do que isso, enlouquecidos e destruídos, para gozo da inocência que perseguiram e das virtudes que mancharam”.

Carlos Eugênio M. de Moura

about the author

Carlos Eugênio Marcondes de Moura
Doutor em Sociologia pela USP e tradutor. Foi professor do Serviço de Teatro da Universidade do Pará e do Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da USP.

how to quote

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org.). O teatro que o povo cria. Cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos do Pará; da dramartugia ao espetáculo. Belém, Secult, 1997.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided