Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Vida cotidiana em São Paulo no século XIX

Vida cotidiana em São Paulo no século XIX

Memórias, depoimentos, evocações

Carlos Eugênio Marcondes de Moura (Org.)
 

Ateliê Editorial, Fundação Editora Unesp, 2124; 1ª edição, 1998

edition: português
paperback
414 p
21 x 28 x 4 cm
2100 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 85-85851-67-8

(história regional do brasil)

Vida cotidiana em São Paulo no século XIX

about the book

Sendo formosa, carecia de dote. É o que dizia de São Paulo, terra que governou, certo capitão-general, no século XVIII. Despovoada, fornecedora da força de trabalho para as lavras de ouro e diamantes das Gerais, de Mato Grosso e de Goiás, mal e mal subsistindo de suas lavouras, é somente no final do setecentos, graças ao cultivo do açúcar e ao comércio de animais, trazidos dos campos do Sul, que São Paulo começa a espantar o prolongado marasmo em que caíra. Logo mais o café, que, em meados da década de 1790, já era exportado pelo porto de Santos, trará a prosperidade com que jamais se havia sonhado.

Ë este longo momento de transição que os escritos - memórias, depoimentos, evocações, peças de teatro - agrupados nesta publicação, procuram reconstituir. Tratam-se. de relatos feitos a partir dos diversos planos cm que se situam os narradores: o cronista, os memorialistas, a imperial viajante, os dramaturgos. Imagens, elaboradas por desenhistas, pintores e fotógrafos, muitas das quais inéditas, insuspeitadas em sua diversidade e expressividade, ilustram esses escritos. Do conjunto resulta o desvendamento do passado, a revelação de um tempo que se quer recuperar, e de um espaço para sempre modificado, quando não destruído. Vale a pena, entretanto, evocar o que foi: quem se priva de sua história está condenado a morrer duas vezes.

about the author

Carlos Eugênio Marcondes de Moura
Doutor em Sociologia pela USP e tradutor. Foi professor do Serviço de Teatro da Universidade do Pará e do Departamento de Teatro da Escola de Comunicações e Artes da USP.

how to quote

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (Org.). Vida cotidiana em São Paulo no século XIX. Memórias, depoimentos, evocações. 2124, Ateliê Editorial, Fundação Editora Unesp, 1998.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided