Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

São Paulo. Foto Nelson Kon

abstracts

português
Buscando locações para um novo filme de ficção de longa metragem que pretende rodar em Salvador e no interior da África, o cineasta Renato Barbieri mostra no artigo a aldeia de Tiébélé, na fronteira-sul do Burkina-Faso com Gana


how to quote

BARBIERI, Renato. A África é o humano. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 001.06, Vitruvius, mar. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.001/1307>.


As fotos apresentadas são da aldeia de Tiébélé, na fronteira-sul do Burkina-Faso com Gana. Elas são parte de uma pesquisa que estou fazendo para o roteiro de um novo filme de ficção de longa metragem que pretendo rodar em Salvador e no interior da África. Os países que escolhi para esta pesquisa são o Mali e o Burkina-Faso. Tenho uma afinidade imensa com algumas regiões da África, em especial com a África sub-saariana. Já conhecia o Benim, onde filmei o documentário Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás e é grande o meu interesse pelas nossas origens africanas. Os vínculos do Brasil com a África não se restringem aos países do mundo lusófono, como um certo senso-comum nos leva a acreditar, mas se estendem por toda a África Negra. Vieram para o Brasil, ao longo de 350 anos, milhões de africanos escravizados de todas as regiões. O Benim, por exemplo, é hoje um país que hoje pertence à francofonia, no entanto seus vínculos históricos e afetivos com o Brasil são imensos.

O mesmo ocorre com o Mali e com o Burkina-Faso. Embora sejam culturas e povos muito diferentes da nossa conhecida paisagem Ocidental, os povos desses países têm afinidades profundas com os brasileiros. As raízes são ocultas e estão nas profundezas... Mas o fato é que estamos entranhados de África.

A África normalmente é identificada por nós pelos flagelos da AIDS, das guerras e da fome. De certa maneira o jornalismo e o cinema chamados ‘eurocentricos’ são bastante responsáveis por essa visão. Isso porque estar aberto ao ‘outro’ é sempre mais difícil, mesmo quando o ‘outro’ está na gente. É preciso ver o ‘outro’ com uma certa dose de humildade, para descobrir suas conquistas, e não somente suas mazelas. Vamos nos lembrar que a humanidade ficou de pé foi na África e que muitas culturas e tradições africanas são milenares. Portanto é preciso também ter alguma curiosidade. E foi assim que cheguei à região de Tiébélé, com um misto de humildade e curiosidade. Os africanos logo reconhecem quem chega por lá e não se sente superior, e isso faz uma enorme diferença. É a partir daí que a África começa a abrir suas camadas e mistérios, seus véus e segredos milenares.Para nós brasileiros, que temos a África dentro da gente, fica tudo muito mais fácil. Eu já conhecia por imagens a arquitetura do povo Gurussí e poder um dia visitar a região de Tiébélé era para mim um grande sonho. Agora, graças aos orixás africanos e ao projeto que estou desenvolvendo, essa oportunidade me foi oferecida. O vigor da arquitetura, construída pelos homens (uma arquitetura de defesa), aliada ao vigor do grafismo, desenhado e pintado com terra da região pelas mulheres, é algo extraordinário e encantador. Essas são as chamadas ‘casas 8’. Elas têm uma divisão interna de 3 cômodos circulares com uma única passagem para o exterior de 50 centímetros de diâmetro. O pequeno muro que fica logo atrás da entrada tinha a função de proteger das flechas do inimigo. Se algum invasor quisesse entrar na casa teria primeiro de se abaixar para em seguida se levantar para ultrapassar o pequeno muro. Desse ponto ele não passava, pois logo atrás estaria o dono da casa com seu machado. Hoje esse muro baixou de 50 para 30 centímetros e tem a função de preservar a intimidade do casal. No ambiente da entrada fica o quarto-sala-cozinha do homem.

Esse ambiente dá passagem ao quarto-sala da mulher e dos filhos que, por sua vez, dá passagem a um terceiro ambiente circular que é a cozinha da mulher e dos filhos. A iluminação e entrada de ar desses dois últimos se dá pelo teto. O homem tem sua própria cozinha e também o seu próprio silos de grãos, que fica do lado de fora, na rua da aldeia, coberto por palhas e suspenso por uma base de madeira para ventilação. A cada ano, após o tempo das chuvas, as mulheres fazem novas pinturas nas casas.

Como tudo na África está ligado à religião e ao mágico, é de se pensar que estas casas são um rito de amor e preservação à vida, unindo o masculino ao feminino, a arquitetura ao urbanismo, a engenharia ao design, a arte à defesa.

sobre o autor

Renato Barbieri é cineasta e documentarista. Seus filmes são distribuídos no Brasil e em diversos países, em títulos como Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás, A Invenção de Brasília, Malagrida, Félix Varela, Do Outro Lado de sua Casa, As Vidas de Maria, A Idade do Brasil, Moçambique, Terra de Quilombo – Espaços de Liberdade, Na Corda do Círio, Moçambique e A Liga da Língua.

comments

001.06 Na estrada
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

001

001.01 Fotografia

Cor do Tempo

Salomon Cytrynowicz

001.02 Paisagem construída

O lugar bonito

Rosa Grena Kliass

001.03 Entrevista

Turismo de arquiteto

Marcio Kogan

001.04 Coluna do Michel

Museu, um destino turístico?

Michel Gorski

001.05 Arquiteturismo em questão

Flanar por São Paulo

Rogerio Batagliesi

001.07

Livros de arquiteturismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

001.08 Editorial

Arquiteturismo = arquitetura + turismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

001.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Sandra Godoy

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided