Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Porto de Paranaguá PR. Foto Abilio Guerra

abstracts


how to quote

IR-SEN, Kim-. Manias de um colecionador de ícones. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 002.01, Vitruvius, abr. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.002/1311>.


Sempre tive mania de colecionar moedas, chaveiros, etc, mas como sou comunista, descobri na leitura da cartilha mais radical que colecionar seria mania de pequeno burguês. Como sou fotógrafo e um pequeno burguês querendo disfarçar, comecei a colecionar ícones que de alguma forma mostrassem a personalidade do brasileiro. E tudo começou com um dos temas fotográficos que eu passava para os meus alunos do Colégio Pré-Universitário, em Brasília, nos idos de 1972. E que é uma das bandeiras da comunicação visual: mostrar o todo pela parte, ou seja, pelo detalhe. Dentro desse espírito comecei a colecionar rosto e pés do brasileiro. Hoje devo ter em minha coleção algo em torno de 10 mil imagens e como o brasileiro só usa sandálias havaianas, este trabalho virou um tema de rostos e pés com havaianas. Esta coleção visual, que pretendo um dia publicar em livro, é um corte mostrando a tipologia facial brasileira, e como anda este povo. Dai para frente, fui fazendo coleções e como um dia quis ser arquiteto e depois trabalhei com muitos deles como Paulo Magalhães, Sylvio Sawaya, Paulo Zimbres, Luis Fernado Teixeira (Xibiu) e meu irmão Carol Stalin, comecei a arquitetar com imagens. Primeiro foram as igrejas, depois as janelas, as cozinhas.... Aqui e ali, quero mostrar um pouco dessa arte criativa e alegre do Brasil.

sobre o autor

Kim-Ir-Sen, 55 anos, 34 em fotografia profissional. Pós-graduado em Antropologia Visual pela Universidade Católica de Goiás, realizou 38 exposições coletivas e sete individuais no Brasil e no exterior. Nos anos 80 participou da fundação da AGIL Fotojornalismo, agência que foi referência no jornalismo investigativo no Brasil. Atualmente morando em Goiânia, investe nos projetos do seu Banco de Imagens Kimage e na MidiaMix, empresa dedicada a desenvolver DVD interativo multimídia.

comments

002.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

002

002.02 Paisagem construída

Arquitetos só viajam a trabalho

Luis Antonio C. Magnani

002.03 Entrevista

Pedalando na paisagem

Renata Falzoni

002.04 Coluna do Michel

Não é uma maravilha?!

Michel Gorski

002.05 Viagem guiada

Falando de turismo de arquitetos…

Olivia de Oliveira

002.06 Roteiro de viagem

Do interior de SP ao interior do CE

Ana Paula Spolon

002.07 Biblioteca

Artigos de arquiteturismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

002.08 Editorial

Um balanço inicial de Arquiteturismo

Abilio Guerra and Michel Gorski

002.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Silvia Basile

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided