Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
O autor apresenta sua esperiência de vida, onde a prática de esportes proporcionou o turismo, que por sua vez despertou a paixão e influenciou na escolha da carreira de arquiteto

english
The author presents his life experience in which sports practice motivated him to do tourism; that aroused the passion that influenced his carrer choice as an Architect

español
El autor presenta su experiencia de vida, donde la práctica de los deportes le impulsó a hacer turismo; esto le despertó la pasión que le influenció en la elección de la carrera de arquitecto


how to quote

FIGUEIREDO DE FREITAS, Diogo. Esporte, turismo e arquitetura. Arquiteturismo, São Paulo, ano 01, n. 009.06, Vitruvius, nov. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/01.009/1379>.


Meus devaneios com arquitetura começaram cedo. Aos 10 anos já imaginava e esboçava complexas plantas de casas e fazendas que junto à escola e clube compunham minhas referências de edificações à época. Falando em clube, passei minha infância no Harmonia, projeto emblemático do arquiteto Fábio Penteado e onde comecei a praticar pólo aquático, esporte que me levou a conhecer importantes destinos turísticos e me propiciou contato com a arquitetura. Ao voltar da primeira viagem à Europa em 1988, aos 14 anos, tinha a certeza da profissão que queria exercer.

Foram quase vinte anos dedicados ao esporte, dez dos quais servindo à Seleção Brasileira. Período marcado com muitas viagens internacionais, principalmente pela América e Europa e chegando até a Cidade do Cairo, Egito, um dos lugares mais impressionantes que conheci. O melhor resultado que obtive nas piscinas foi a medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Mar Del Plata, Argentina em 1995, o momento emoção foi a abertura dos Jogos Panamericanos de Winnipeg, Canadá em 1999 e a grande frustração foi a não classificação para as Olimpíadas de 1996 em Atlanta.

O pólo aquático é um esporte pouco conhecido no Brasil, está ligado a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e disputa com o Nado Sincronizado e os Saltos Ornamentais as migalhas que caem do investimento na Natação. Levando isso em conta, a verba para viagens sempre foi restrita, dando somente para os campeonatos aonde chegávamos sempre em boas condições físicas mas limitados em experiência pois não participávamos dos torneios preparatórios e tampouco conhecíamos nossos adversários.

Numa das ocasiões, estávamos treinando havia quatro meses para o Campeonato Panamericano Juvenil que foi disputado em Ponce, Porto Rico. Duas semanas antes do embarque recebemos um recado da Confederação dizendo que a viagem estava cancelada por falta de verba. A equipe arrasada, interrompeu o treinamento e após uma semana ligaram avisando que deveríamos embarcar imediatamente, coisas de esporte amador...

As viagens para disputar campeonatos tinham sempre muito em comum, a começar pelos meses de intensa preparação, treinamento e sofrimento pelo qual passava o grupo de 13 atletas mais comissão técnica. Então chegava o dia do embarque e vários sentimentos se misturavam, o alívio pelo fim dos treinos, a excitação para conhecer novos lugares, pessoas e culturas e a ansiedade pelo resultado a ser obtido.

Durante a estadia imperava a rotina com horários certos para alimentação, sono, mais treinos e jogos. O deslocamento se restringia basicamente entre hotel e piscina com no máximo dois dias de folga para conhecer correndo os principais pontos turísticos do local. A descontração também estava presente, afinal um grupo de quinze pessoas que fica grudado por tanto tempo precisa de uma válvula de escape e aí surgiam as brincadeiras, sacanagens e apelidos, o clímax ficava por conta dos erros de comunicação.

Sendo o inglês a língua oficial das derrapadas, tivemos perólas como: “I want a tennis eleven e meio, blue claro” ou ainda, respondendo ao maitre que reclamou dos atletas que tomavam café da manhã cada um em horário diferente do outro “no problem, is day nevermore”; na fila do bandejão, ao receber um filé de frango, uma atleta não hesitou: “someone please”, disse com toda a educação, e não é que foi atendido!

No refeitório do hotel, ao ser servido o atleta quis dizer que queria o prato da noite anterior e soltou “yesterday, tonight!” e para fechar, no táxi “you conesce the centre? wonde´s the tumult?” Eu juro que ele queria perguntar onde ficava o tumulto... É incrível como as pessoas conseguem ser entendidas em outras línguas, basta ter certeza do que está dizendo!

As piscinas merecem destaque, afinal eram o palco do sucesso ou do fracasso de toda a preparação e algumas ficarão para sempre na memória. A primeira a gente nunca esquece... e nesse caso é a do Club Gymnasia y Esgrima de Buenos Aires em 1986.

A mais bonita de todas é também a mais simples: em Dusseldorf disputamos um torneio e a piscina ficava localizada dentro de um parque muito arborizado, no meio de uma grande área gramada.

Para iniciar os jogos precisávamos pedir licença aos donos da piscina, uma família de patos que vivia no parque! Na categoria grandiosidade o prêmio vai para o parque aquático da Cidade do Cairo com sua enorme arquibancada, qualidade que pode ser vista por todo o lado na cidade, construções grandiosas, impactantes, porém extremamente mal cuidadas.

O troféu de mais suja vai para um clube do qual não me recordo o nome em Cienfuegos, Cuba. Nas piscinas da Alemanha, um desfile de tecnologia, com bordas móveis e fundos elevadiços que dividem as piscinas em diversos tamanhos para prática de diferentes modalidades.

Os projetos mais interessantes são dos Complexos Panamericanos de Mar Del Plata na Argentina e Winnipeg no Canadá. A gelada ficou para Sofia na Bulgária, sob temperatura de 15 graus negativos. O prêmio Design vai para a plataforma de saltos do Centro Desportivo da Cidade do México.

Não poderia faltar a sessão proibido para menores, em Wurzburg, cidade ao norte da Alemanha, ao lado da piscina ficava o spa e para entrar no local era obrigatório “pendurar” os trajes e ficar nu!

Dentro do espaço, saunas, hidromassagens e solarium para dezenas de pessoas de ambos os sexos e todas as idades compartilharem, onde tive a felicidade de dividir a banheira de hidromassagem com uma senhora alemã de aproximadamente 150kg.

Após os campeonatos, ao invés de voltar para casa, aproveitávamos para passear e conhecer as cidades próximas, comprávamos um eurailpass e saíamos de mochila nas costas pelos trilhos. Nestas viagens tive a oportunidade de conhecer algumas capitais européias: Amsterdã, Bruxelas, Londres, Paris e Roma. E foram justamente estas cidades que despertaram em mim a vontade de ser arquiteto.

sobre o autor

Diogo Figueiredo de Freitas, 33 anos, é ex-atleta da Seleção Brasileira de Pólo Aquático, medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Mar Del Plata em 1995 e atualmente titular do escritório Digas Arquitetura.

comments

009.06 Viagem de formação
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

009

009.01 Fotografia

São Paulo plural

Juca Martins

009.02 Roteiro de viagem

Macau: na foz do rio das Pérolas

Luiz Henrique Soares

009.03 Entrevista

Arte, cultura e turismo

Ricardo Ohtake

009.04 Arquiteturismo em questão

Hotéis e urbanismo no Rio de Janeiro

Caio Calfat Jacob

009.05 Na estrada

10 dias por La Habana

Eduardo Prestes

009.07 Biblioteca

Aqui tem informação... e emoção

Ana Paula Spolon

009.08 Editorial

Celebração de rotas e caminhos

Abilio Guerra and Michel Gorski

009.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Breno Raigorodsky

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided