Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Exposição "15-21", de Karen Kabbani, com fotos de trabalhadores de linhas de produção de fábricas no interior da China


how to quote

DI GIORGI, Décio Hernandez. Karen Kabbani. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 025.07, Vitruvius, mar. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.025/1506>.


Na individual “15-21”, a artista paulistana Karen Kabbani apresenta quatro séries de obras em que a pintura, o desenho e a fotografia dialogam, ora juntos, ora em paralelo, trazendo à tona um discurso crítico às relações do sistema produtivo capitalista. Abrindo a mostra no primeiro andar da galeria, é apresentada uma série de 40 fotos coloridas em tamanho 45x45 cm onde são exibidos trabalhadores de linhas de produção de fábricas no interior da China. Despersonalizados, os trabalhadores estão absortos em suas atividades de costura e finalização dos produtos que são exportados para o mundo todo. Ainda que não uniformizados eles todos se parecem, uma vez que estão alheios à presença da artista, que capturou as imagens durante viagens realizadas à Ásia em 2007 e 2008. “Consome-se mecanicamente aquilo que é feito por gente, gente de carne e osso que acorda cedo e trabalha horas a fio para produzir algo que imaginamos ser feito apenas por máquinas”, declara Kabbani acerca da dissintonia entre produção e voracidade de consumo de bens materiais. “O nome da exposição eu tirei do número da máquina de costura de uma menina que eu fotografei nos dois anos em que estive lá. Na segunda visita, eu a reconheci, sentadinha na mesma máquina, no mesmo lugar e praticamente com a mesma roupa”, esclarece.

Se de um lado da sala Kabbani remete o visitante ao aspecto desumanizado do sistema produtivo, na outra extremidade envereda pela senda do simbólico, exibindo três fotos da reluzente logotipia das grandes marcas internacionais estampadas nos arranha-céus de Hong Kong. A profusão de luzes da linha do horizonte contrasta vividamente com a paisagem algo melancólica dos prédios apagados da pulsante metrópole que concentra 6,2 mil habitantes por Km2. Em uma espécie de movimento pendular em que opõe pictoricamente a massificação produtiva e sua redução simbólica a um conjunto de logotipos, Kabbani revela o lado mais humano da ilha em uma série perfilada de fotografias em que retrata o cotidiano da cidade, com suas feiras livres, excesso de gente, de ofertas, de neons e a profusão de gente na rua, agora de carne e osso, sorrindo e gesticulando. Ainda que antagônicas em seus objetos, as séries fotográficas tratam de um mesmo tema, que é a dicotomia entre os extremos de um sistema produtivo que devora personalidades, transformando-as em produtos seriados que, auxiliados por um eficiente trabalho de marketing, são vorazmente consumidos no mundo todo, a despeito da precarização das relações sociais que promove. A matéria-prima dos trabalhos de Kabbani são essas arestas desconfortáveis que procuramos não observar.

Finalizando a mostra, a artista articula fotografia e pintura numa instalação dramática que sintetiza as diferentes vozes de sua crítica social. No corredor ao fundo da sala, o visitante se vê literalmente cercado por um híbrido de pintura mecânica, de efeito, e as conhecidas fotos das linhas de produção chinesas. Lado a lado, as fotografias são entremeadas por placas de poliestireno pintadas com esmalte sintético brilhante em linhas bem finas e coloridas que se assemelham aos borrões do conhecido programa de manipulação de imagens Photoshop. Feitas à mão, porém, cada uma das faixas encobre parte das fotografias numa alusão direta ao fazer manual, à humanidade perdida pela sanha do consumo.

sobre a exposição

A mostra individual de Karen Kabbani, com fotos, desenhos e uma instalação, acontece na Galeria Virgilio de 07 de abril a 02 de maio de 2009. Galeria Virgilio. Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426. CEP 05415-020, Pinheiros, São Paulo SP. Fones: (55 11) 3062 9446 / 3061 2999. Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 17h. Entrada franca.

sobre o autor

Décio Hernandez Di Giorgi é assessor de imprensa

comments

025.07 Exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

025

025.01 Fotografia

Habitantes de Quito

Silvana Romano Santos

025.02 Paisagem natural

Atacama: erosão, textura e luz

José Tabacow

025.03 Entrevista

Viagens de um migrante profissional

Flávio Coddou

025.04 Viagem de estudo

Los diez de Quito

Abilio Guerra

025.05 Arquiteturismo em questão

Turismo residencial no Brasil

Caio Calfat Jacob

025.06 Roteiro de viagem

Minha viagem para Cabo Verde

Paula Janovitch

025.08 Editorial

O que fazer nas férias?

Abilio Guerra and Michel Gorski

025.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Victor Hugo Mori

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided