Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930


abstracts

português
Veja o ensaio fotográfico de Cristiano Mascaro cujas imagens resultado de uma viagem do fotógrafo ao país em 2004 e que fizeram parte da Exposição “Um olhar sobre o Líbano” que esteve em cartaz no Sesc Vila Mariana de agosto a setembro de 2009

english
See the photo essay by Cristiano Mascaro whose images are the result of a photographer's trip in 2004. They belonged to the exhibition "Looking at Lebanon," which was shown at SESC Vila Mariana in August-September 2009

español
Vea el ensayo fotográfico de Cristiano Mascaro cuyas imágenes son resultado de un viaje del fotógrafo en 2004 y que fueron parte de la Exposición "Un mirar sobre Líbano" que estuvo en cartel en el Sesc Vila Mariana en agosto / septiembre de 2009


how to quote

MASCARO, Cristiano. Olhar o Líbano. Arquiteturismo, São Paulo, ano 03, n. 029.01, Vitruvius, jul. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.029/1536>.


As imagens da exposição “Um olhar sobre o Líbano” são o resultado de uma viagem que fiz àquele país em 2004.

A princípio para realizar um trabalho profissional na região de Ghouma perto de Beirute, mas que posteriormente se estendeu por quase todo o território libanês.

Evidentemente, não poderia perder a oportunidade de conhecer tudo o que fosse possível daquele país tão distante geograficamente, no entanto tão familiar, afinal convivemos com seis milhões de descendentes de libaneses que imigraram para o Brasil.

Desta forma, com a avidez típica de todo fotógrafo, embarquei em um carro alugado e, a partir de Beirute, segui para o norte em direção a Byblos e Trípoli.

A partir daí tomei o rumo oeste subindo as montanhas até Bicharre para depois descer as encostas e chegar a Baalbeck em pleno vale do Bekaa.

Em seguida parti para o sul passando por Zahle e Sidon para então retornar a Beirute. Foram 12 dias de surpresas inigualáveis diante de um povo hospitaleiro em meio a uma paisagem bíblica de um país que possui uma história comovente. [Exposição Olhar o Líbano, Sesc Vila Mariana, 2009].

sobre o autor

Cristiano Mascaro, fotógrafo profissional, foi repórter fotográfico da revista Veja. Em 2007 ganhou o maior prêmio no projeto Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto de sua obra, a sua individual “Cidades reveladas” passou pelo Centro Cultural Correios, no âmbito do evento FotoRio – Rio de Janeiro, RJ, pelo Museu de Arte Sacra, em Belém, PA e pela Galeria ArtLounge, em Lisboa

comments

029.01 Fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

029

029.02 Viagem de estudo

Koke-dera: entre Shugakuin e Katsura

Maria do Carmo Maciel Di Primio

029.03 Entrevista

Visitando os mortos e suas relíquias

Renato Cymbalista

029.04 Arquitetura turística

Turismo afetivo com Le Corbusier

Maurício Azenha Dias

029.05 Paisagem natural

O maior do mundo é verde e amarelo

Juliana Falchetti and Eduardo Wagner Rogério

029.06 Arquiteturismo em questão

Sartre em Veneza

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

029.07 Exposição

Máquinas V

Guto Lacaz

029.08 Editorial

Olimpíadas sem urbanismo e sem cidadania?

Abilio Guerra and Michel Gorski

029.09 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Marcio Cotrim

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided