Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Engenho Beija-flor na Serra do Itapeti. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Fordlandia, então, é a natureza como aquilo que simplesmente não existe sem a cidade, sem seu destruidor, sem seu oposto

english
Fordland, then, is nature as something that simply does not exist without the city, without its destroyer, without its opposite


how to quote

TEIXEIRA, Carlos M. Fordlandia. Arquiteturismo, São Paulo, ano 04, n. 044.02, Vitruvius, out. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.044/3600>.


Fordlandia é um conceito elástico, um termo inclusivista onde todo o conflito entre construção e natureza é, ele mesmo (o conflito), um revelador de outras paisagens. Fordlandia é menos a perturbação de uma harmonia existente e mais o lado poético das catástrofes dos empreendedores, das descobertas abortadas, dos fracassos de conquistas da selva. É a revelação de desentendimentos, a denúncia e a exaltação como uma investigação do espaço impreciso entre valores opostos; a arquitetura e a paisagem como um esforço para enxergá-las acima de tudo como opostos oportunos, como arritmias para sempre dissonantes.

Sem denúncias por fazer: a situação atual de Fordlandia não corresponde a leituras do tipo “civilização contra natureza”, que é a mais imediata. Ou seja, Fordlandia é menos uma doença (ilustração das disfunções do tipo automóvel e engarrafamentos, alimentos sintéticos e câncer), e mais uma imagem útil para revelar a natureza de forma eloquente. Se a natureza é “um termo indefinidamente mutável, mudando assim como nossa concepção científica do mundo muda, e melhor vista quando significando um contraste com algo que não é considerado parte da natureza”, então precisamos de algo que possa ser considerado seu oposto para abordá-la. Por isso todo o lado (aparentemente) negativo de qualquer artefato, e por isso o desequilíbrio cidade/selva para enxergarmos a natureza como um conceito longe dos moralismos associado à ela.

Fordlandia, então, é a natureza como aquilo que simplesmente não existe sem a cidade, sem seu destruidor, sem seu oposto. Ou a natureza com seus vazios relutantes, resistências e resignações, atritos entre ocupação e expulsão; algo que sempre está reagindo a provocações externas. Conflitos que geram novas paisagens; a arquitetura sendo um agente provocador de novas e maravilhosas paisagens conflituosas por excelência. Exemplo de destruição e construção, nunca a simples conservação: é provável que os melhores futuros das cidades residam justamente na problematização do diálogo entre cidade e natureza – e não na mera naturalização da natureza.

sobre o autor

Carlos M Teixeira é arquiteto pela EA-UFMG e mestre em urbanismo pela Architectural Association. Publicou os livros “História do vazio em BH” (CosacNaify), “Espaços colaterais (cidades criativas)”, “O condomínio absoluto” (C/Arte), e é sócio do escritório Vazio S/A.

comments

044.02 Ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: english

share

044

044.01 Ensaio fotográfico

O olhar tangente

Flávio Coddou

044.03 Roteiro de viagem

Bilbao é muito mais que o Guggenheim

Gabriela Celani

044.04 Turismo e cultura

Igreja Anglicana de Paranapiacaba

Gustavo Secco

044.05 Ministério do Arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Victor Hugo Mori

044.06 Editorial

Funciona, mas não é bom

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided