Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Igreja Jesuítica do Embu. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Estudante brasileira de arquitetura, Maria Claudia Levy está em intercâmbio em Paris e comenta sua estadia provisória na Maison du Brésil na Cidade Universitária, projeto de Lúcio Costa e Le Corbusier


how to quote

LEVY, Maria Cau. Maison du Brésil à Paris. Arquiteturismo, São Paulo, ano 05, n. 055.02, Vitruvius, set. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.055/4045>.


Por entre as tranquilas ruas do 14eme arrondissement de Paris encontra-se a Cidade Universitária. Com fácil acesso via RER – rede de transporte ferroviário interligada ao sistema de metrô da cidade –, este grande parque de 34 hectares, composto por quarenta casas de diferentes países do mundo todo, se torna a moradia de 5700 estudantes todos os anos.

Casa do Brasil, painel de sinalização em frente ao edifício, Cidade Universitária de Paris, arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier
Foto Maria Claudia Levy

A troca cultural é inevitável. Meio a todos os ambientes de interação propostos pelo espaço jovial – biblioteca, teatro, cafeteria, restaurante, quadras esportivas – e um grande jardim de uso livre, o encontro com diferentes costumes e o choque cultural são naturais. A todo o momento nos deparamos com atletas, grupos de yoga, estudantes de canto, praticantes de bocha (jogo muito comum na França, chamado de petanca), leitores, músicos, tenistas etc. Principalmente no verão, a Cité permite um leque variado de atividades, proporcionando aos residentes e visitantes uma verdadeira vivência de um espaço público internacional, com segurança e sem qualquer tipo de restrição.

Entre a Casa da Índia e a Casa da Noruega encontra-se a Casa do Brasil, projeto de Lucio Costa e Le Corbusier, datada de 1959. A chamada “Maison du Brésil” encontrava-se em estado lastimável até sua ultima grande reforma a partir de 2000, que através do esforço conjunto dos governos brasileiro e francês (que investiram aproximadamente 4,5 milhões de Euros) e doze meses de muito trabalho, foi realizada uma restauração completa. Hoje se encontra em ótimas condições, oferecendo o ano todo conforto e limpeza para estudantes e passageiros.

Casa do Brasil, caixa de correio, Cidade Universitária de Paris, arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier
Foto Maria Claudia Levy

São aproximadamente 5.500 m2 de construção, distribuídos entre um grande térreo e cinco andares, comportando um máximo de 121 residentes. No total são 78 quartos individuais e 22 apartamentos para casais, dispostos em vinte unidades por andar. Os quartos individuais possuem ducha, geladeira e pia, com banheiro e cozinha coletivos em cada andar. Já os quartos de casal possuem banheiro e fogão dentro do cômodo.

A higiene e a organização não deixam a desejar. A limpeza dos espaços comuns é feita diariamente e a dos quartos uma vez por semana; já a roupa de cama – fornecida pela casa – é trocada a cada quinze dias. A lavanderia encontra-se no subsolo e é equipada com máquina de lavar e secar roupa, tábua e ferro de passar.

As áreas comuns para convivência dos moradores são extremamente utilizadas; um teatro, com capacidade para 150 pessoas, em que além de espetáculos são promovidas conferências, exposições e coquetéis; uma biblioteca, que possui aporte de livros oferecidos pela Embaixada do Brasil, totalizando hoje cerca de doze mil títulos, todos de referência brasileira; uma sala de televisão, situada no primeiro andar, em que se tem inclusive canais brasileiros; e o grande térreo, em que se tem uma sala dedicada a usos diversos, onde encontra-se a exposição permanente da casa – que consiste em quatro grandes painéis, dois dedicados à vida e obra de Le Corbusier e Lucio Costa, dois detalhando a construção da casa em 1959 e a grande renovação do edifício em 2000.

Casa do Brasil, escada de incêndio, Cidade Universitária de Paris, arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier
Foto Maria Claudia Levy

A estada se faz completa e principalmente acolhedora para os pesquisadores que chegam a ficar de um a quatro anos longe de suas casas. Lembrando que para ser residente é dada a preferência a pós-graduandos, bolsistas Capes ou CNPQ. Contudo, é aceito hospedes para períodos de estadia curtos, a um preço acessível, sendo indicado apenas checar a disponibilidade de quartos previamente.

sobre a autora

Maria Claudia Levy, estudante de arquitetura da FAU Mackenzie, encontra-se em Paris em intercâmbio com a Escola de Arquitetura de La Villette, e por um curto período morou na Maison du Brésil.

comments

055.02 viagem de estudo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

055

055.01 arquiteturismo em questão

London Eye

Abilio Guerra and Helena Guerra

055.03 arquiteturismo em questão

A colagem urbana do Cairo

Leonardo Ferreira Castello

055.04 viagem de estudos

Caminhos que nos levaram aos Museus do Rio Grande do Sul

André Marques and Silvia Raquel Chiarelli

055.05 Viagem cultural

Apartamento-atelier Le Corbusier

Silvia Palazzi Zakia

055.06 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte

Victor Hugo Mori

055.07 quiz show

Quem sabe o nome do arquiteto e do artista?

Abilio Guerra

055.08 editorial

Nas entranhas da arquitetura

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided