Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Nápoles, Itália. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Em um passeio pelo Reino Unido nos deparamos com várias antigas igrejas que hoje se transformaram em memoriais, espaços culturais e bares. A terra da rainha nos mostra como usar as qualidades arquitetônicas das igrejas para enaltecer os novos usos.


how to quote

SENA, Victor. As igrejas do Reino Unido. Novos usos para antigos templos. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 087.02, Vitruvius, maio 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.087/5238>.


Durante uma viagem por algumas cidades do Reino Unido pude notar uma característica bem interessante: a conversão de antigas igrejas em espaços com os mais variados usos.

Como sabemos, a Igreja na Inglaterra tem uma história peculiar. O rei Henrique VIII, impedido pelo papa de se divorciar e preocupado em garantir um herdeiro seu para o trono, funda uma nova Igreja, mais liberal que a Católica. Somado a isso, muitos templos religiosos foram bombardeados pela guerra. Ao invés de serem reconstruídos e terem sua função original restabelecida, alguns desses prédios se transformaram em memoriais ou espaços públicos de lazer e cultura.

Fachada da St. Peter´s Church, em Bristol, Inglaterra
Foto Victor Sena

Durante minha estadia em Liverpool encontrei dois casos interessantes desse tipo de conversão de uso. Uma igreja que teve sua cobertura totalmente destruída pela guerra mas manteve boa parte de suas paredes erguidas foi transformada em um espaço cultural. Localizada em uma posição privilegiada, bem no centro da cidade e no alto de uma escadaria, podendo ser vista de diferentes pontos, a St. Luke´s ou Bombed Out Church, como é chamada, abriga no seu interior eventos como shows, teatros, debates e até exibição de filmes. A escadaria e o gramado ao redor são utilizados pela população como uma praça ou parque para encontrar os amigos, fazer um lanche ou ver o movimento da rua.

Em outro ponto do centro da cidade, uma igreja católica foi transformada em boate. Seu antigo altar é hoje um palco para as bandas e dj´s que se apresentam no local. Mesas foram espalhadas pela nave e alguns elementos religiosos foram mantidos. Alma de Cuba é hoje um dos locais mais disputados na noite de Liverpool.

Café no centro de informações do festival, em Edimburgo, Escócia
Foto Victor Sena

Mais ao sul da Inglaterra, na cidade de Bristol, encontrei outra igreja cuja transformação foi mais sutil. Bombardeada durante a guerra, hoje ela se encontra no centro de um parque, possui seu interior isolado por grades e em sua fachada principal foi colocada uma mensagem em memória aos mortos.

A Escócia também sofreu uma Reforma Protestante no século XVI e cortou relações com a Igreja Católica. Estive em Edimburgo quando a cidade estava efervescendo com o Fringe, o maior festival de artes do mundo. Uma de suas igrejas estava sendo usada como centro de informações do evento, com área de bilheteria, café e exposições. Já a Tron Kirk, num dos pontos principais da cidade, se transformou num bar e restaurante que, durante o festival, estava sediando shows, peças de teatro e outras performances artísticas gratuitas. Para quem quisesse se hospedar em um local inusitado, um dos albergues da cidade também está abrigado dentro de uma torre gótica de pedra.

Fachada da Tron Kirk, usada durante o festival Fringe para shows e performances, em Edimburgo, Escócia
Foto Victor Sena

Tive a sensação de que se eu tivesse tido a oportunidade de explorar melhor o país, não seria difícil encontrar outros exemplos similares de transformação de igrejas e tentei também imaginar como seria a reação de nós, brasileiros, caso tivéssemos alguns de nossos templos religiosos transformados em espaços com funções tão variadas como um albergue ou cinema. Esse pensamento abre muitas possibilidades, já que as igrejas são geralmente espaços amplos, com boa acústica, bem localizados e possuem uma estética que pode ser usada a favor de novos usos.

Um dos bares localizados numa antiga igreja, em Edimburgo, Escócia
Foto Victor Sena

sobre o autor

Victor Sena é arquiteto formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e publicitário formado pela Estácio de Sá Juiz de Fora.

comments

087.02 arquitetura turística
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

087

087.01 ensaio fotográfico

Visita a Macchu Picchu

Juan Guerra

087.03 paisagem construída

Arquiteturas ge(r)minadas na paisagem cretense

João Francisco Noll, Silvia Odebrecht and Gisele Odebrecht Noll

087.04 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Victor Hugo Mori

087.05 fotonovela

Qual será a cor?

Michel Gorski and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided