Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Parque Villa Lobos, São Paulo. Foto Michel Gorski

abstracts

português
Este estudo objetiva divulgar a importância do museu Fundação Cultural José Bezerra Gomes em Currais Novos RN. Apesar de preservar a memória histórica local, conclui-se que o museu não apresenta a visibilidade que merece.

english
This study aims to publicize the importance of the José Bezerra Gomes Cultural Foundation museum in Currais Novos RN. Despite preserving the local historical memory, it is concluded that the museum does not present the visibility it deserves.

español
Este estudio objetiva divulgar la importancia del museo Fundación Cultural José Bezerra Gomes en Currais Novos RN. A pesar de preservar la memoria histórica local, se concluye que el museo no presenta la visibilidad que merece.


how to quote

COSTA, Simone da Silva; MARTINS, Jean Tavares; SILVA, Luziete Juliana da. O caso do Museu Fundação Cultural José Bezerra Gomes em Currais Novos RN. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 138.04, Vitruvius, set. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.138/7118>.


Fundação José Bezerra, o museu
Foto Simone Costa

A origem da Cidade de Currais Novos ocorreu em meados de século 18, quando Cipriano Lopes Galvão veio de Igarassu PE com sua esposa Adriana de Holanda e Vasconcelos no ano de 1754 para a região do Totoró, onde fundou uma fazenda de Gado. Com o tempo, outros fazendeiros chegaram à região. O sucesso na comercialização de animais foi crescendo paulatinamente e a fazenda do Sr. Cipriano, ficando cada vez mais frequentada, tendo em vista a boa infraestrutura para a troca e comercialização do gado, bem como para a hospedagem dos parceiros comerciais. A partir destes pioneiros, outras moradias começaram a ser construídas e vários outros fazendeiros passaram a requerer terras nas circunvizinhanças para aproveitar a proximidade com a emergente feira de gado. Todos os tropeiros e viajantes marcavam suas reuniões nos Currais Novos, nome pelo qual o crescente povoado passou a ser designado após 1813 e continua até hoje (1).

Fundação cultural José Bezerra Gomes
Foto Simone Costa

De acordo com o Inventário Turístico (2), Currais Novos é caracterizado por possuir um grande potencial turístico, muitas belezas naturais, bem como tem a tradição de promover diversos eventos culturais, dentre os quais podemos destacar a vaquejada de Currais Novos e Forro novos. No entanto, o referido inventário não detalhou a importância do museu Fundação Cultural José Bezerra, o qual preserva histórias e objetos de relevante valor histórico e cultural para as gerações futuras para entendermos a rica história do povo curraisnovense, os autores, juntamente com outros alunos de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visitamos o museu a fim de conhecer melhor a sua história e, posteriormente, divulga-la.

Forrónovos
Foto Simone Costa

De acordo com a historiadora Márcia, a proposta da criação de um museu em Currais Novos foi idealizada inicialmente pelo escritor e então vereador curraisnovense José Bezerra Gomes, em 1948, quando este apresentou um Projeto de Lei que procurava incentivar a cultura num momento em que o município vivia um boom econômico, tendo em vista o desempenho do setor minerador. De fato, após a Segunda Guerra Mundial, a mineração em Currais Novos viveu o seu apogeu, com a produção de Scheelita. Este mineral era exportando, principalmente, para os países envolvidos no conflito bélico. A mina Brejuí, iniciou as suas atividades em 1943 e foi a responsável por um período de elevada prosperidade socioeconômica para a região do Seridó, em particular, para Currais Novos.

A vila da Mina Brejuí
Foto Simone Costa

No entanto, somente no final dos anos de 1980, um grupo de mulheres preocupadas com a questão cultural, reuniram algumas peças e demandaram da prefeitura a criação do museu. Sendo assim, em dezembro de 1992, o então prefeito municipal Dr. Mozar Dias de Almeida. criou o Museu Monsenhor Paulo Herôncio (atualmente Fundação Cultural José Bezerra Gomes), a partir da aquisição de peças pertencentes ao falecido vigário. O endereço escolhido para a sua instalação foi o da antiga casa paroquial, onde morara Mons. Paulo Herôncio, alugada pelo poder público municipal, na avenida Coronel José Bezerra, 131.

Memorial Tomaz Salustino
Foto Simone Costa

Atualmente, o museu guarda a memória de seis personagens importantes da história da cidade: Monsenhor Paulo Herôncio; José Bezerra Gomes; Agenor Maria, um importante político da cidade de Florânia, o qual chegou a ser senador; a de Monsenhor Ausonio, que realizava importantes trabalhos sociais na cidade; a do doutor Mariano Coelho, o qual revolucionou a medicina local, focando seus trabalhos no público feminino; bem como a vida de Tomaz Salustino e a sua importância como fundador da Mina Brejuí. É necessário destacar que a Mina Brejuí revolucionou a economia de Currais Novos, pois gerou muito emprego, renda e riqueza para a região. O município foi beneficiado com a construção de hotel de luxo, cinema, bancos, escolas e outros equipamentos urbanos. Após alguns anos desativada, no presente momento, a mina atrai muitos turistas.

Pioneiros do garimpo
Foto Simone Costa

Devido a sua riqueza histórica, o museu, recebe muitas escolas estaduais e municipais, além de pessoas interessadas em conhecer da biografia da cidade, seus personagens, cultura, economia e desenvolvimento. Ou seja, é fomentado o turismo pedagógico, bem como na Mina Brejuí.

Para Márcia, o museu poderia ser considerado um memorial, pois guarda a memória de pessoas que foram importantes para o desenvolvimento socioeconômico do município. Por exemplo, Tomaz Salustino, o qual possui um memorial perto da Mina Brejuí. A visita ao memorial permite-nos conhecer a história do seu fundador e da exploração da scheelita. Além disso, a visita as galerias onde se extraía o mineral, podemos relembrar o período da mineração, conhecendo os processos extrativos da scheelita e os pioneiros do garimpo. Enfim, ainda é possível realizarmos um passeio de trenzinho puxado por trator às dunas de rejeitos minerais.

Turismo pedagógico
Foto Simone Costa

Ainda de acordo com a historiadora, como o museu não tem uma boa divulgação na cidade, poucos são os turistas estrangeiros que a visitam. Com este artigo ela espera que ele seja melhor divulgado. Os responsáveis pelo museu estão trabalhando no sentido de produzir uma hiperconectividade entre o museu e a sociedade como um todo.

Escolas visitando o museu
Foto Simone Costa

notas

1
História de Currais Novos. Disponível em: https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/rio-grande-do-norte/polo-erido/historia/currais-novos.

2
Inventário Turístico 2016 – Currais Novos/RN / Coordenador: Rodrigo Cardoso da Silva. Currais Novos, EDUFRN, 2016.

sobre os autores

Simone da Silva Costa é graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jean Tavares Martins é graduando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luziete Juliana da Silva é graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

comments

138.04 turismo pedagógico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

138

138.01 exposição

Antenado em Frank Lloyd Wright

Ana Tagliari and Wilson Florio

138.02 transporte público

Mobilidade em Barcelona

Francis Krausburg Corrêa

138.03 paisagem construída

Nova arquitetura em Belém, Lisboa

Ivo Renato Giroto

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided