Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Villa Savoye, Poissy, França, arquiteto Le Corbusier. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Victor Hugo Mori, arquiteto do Iphan, registra seu passeio pela Avenida Paulista, na capital paulista.


how to quote

MORI, Victor Hugo. O moderno na Avenida Paulista. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 142.05, Vitruvius, jan. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.142/7227>.


A caminhada se inicia pela praça Oswaldo Cruz, esquina da avenida Paulista com rua 13 de Maio, de onde é possível se avistar a Casa das Rosas, patrimônio preservado à operação coligada que possibilitou a transferência de potencial construtivo para o terreno ao fundo, onde foi erguida uma torre projetada pelo arquiteto Júlio Neves.

No meio do percurso, uma parada obrigatória no melhor e maior acervo de arte moderna na América Latina: o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o popular Masp. No interior, a retomada dos antigos suportes expositivos desenhados por Lina Bo Bardi devolvem o caráter original ao museu. No exterior, o velho e conhecido espetáculo de cidadania na figura de sua praça pública, sempre franqueada ao público, em especial àquele que valoriza a vida cidadã, com seus rituais democráticos.

Por fim, no trecho final da principal avenida da cidade, ocupando uma quadra inteira delimitada pela avenida Paulista, rua Augusta, alameda Santos e rua padre João Manuel, um dos prédios mais significativos da cidade, seja por seu porte fora do limite normal – seus números o equiparam a uma cidade de porte médio do interior –, seja pela qualidade excepcional de sua concepção, a cargo do arquiteto paranaense David Libeskind, um jovem de menos de trinta anos por ocasião do projeto.

[texto de Abilio Guerra]

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos(Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

142.05 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

142

142.01 viagem cultural

Na península ibérica

Anita Di Marco

142.02 viagem a trabalho

África do Sul, patrimônio moderno e regeneração urbana

Maria Fernanda Derntl

142.03 arquiteturismo em questão

São Paulo, graffiti e manifesto máquina de guerra

Lutero Proscholdt Almeida and Daniela Coutinho Bissoli

142.04 fotonovela

Love Story século 21

Michel Gorski and Abilio Guerra

142.06 viagem da memória

Das viagens radicais

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided