Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Dom Viçoso, Serra da Mantiqueira MG. Foto Abilio Guerra

abstracts

português
A Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, planejada como centro de comando do sistema defensivo da Ilha, mantém até hoje a feição que lhe foi imposta em 1739: a de uma cidadela colonial congelada no tempo, no instante de seu nascimento.

english
The Santa Cruz do Anhatomirim Fortress, designed as the command center of the island's defensive system, still retains the feature imposed on it in 1739: that of a colonial citadel frozen in time at the moment of its birth.

español
La Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, diseñada como el centro de mando del sistema defensivo de la isla, aún conserva la característica que se le impuso en 1739: la de una ciudadela colonial congelada en el tiempo en el momento de su nacimiento.


how to quote

AZAMBUJA, Ronaldo; SERRAGLIO, João. As cidades quando nascem. Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Arquiteturismo, São Paulo, ano 13, n. 149.04, Vitruvius, ago. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/13.149/7460>.


O Porto de Santa Catarina era o melhor porto natural entre o Rio de Janeiro e o Rio da Prata. A grande Baía formada entre a Ilha de Santa Catarina e o continente oferecia águas calmas e enseadas protegidas dos ventos predominantes, com um acesso franco. Rios e florestas ofereciam água pura e madeiras de lei em abundância. Muitos navegadores na rota do Atlântico Sul vislumbraram ali um futuro grandioso: com a organização adequada esse viria a ser o principal porto da América do Sul.

Essa generosa Baía recebeu a visita de navegadores de várias nações, nem sempre amistosos, o que tornava difícil o crescimento da Vila de Desterro, que, densa de histórias terríveis, vivia em clima de insegurança. Por esses motivos, a partir de 1739, o Império português passa a organizar a proteção da Ilha de Santa Catarina. A Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim foi planejada pelo Brigadeiro José da Silva Paes como centro de comando do sistema defensivo da Ilha, e foi também a primeira sede de governo da Capitania, recém desmembrada de São Vicente.

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, Ilha de Anhatomirim, Governador Celso Ramos
Foto Ronaldo Azambuja

Mais do que uma edificação, tratou-se de planejamento em escala territorial, que deu conta de toda Ilha de Anhatomirim. O acesso é feito por um conjunto de clara intenção plástica, formado pelas muralhas, a grande escadaria de Pedra Lioz portuguesa, e o inusitado Portão Oriental. O núcleo central é composto por um pequeno Largo, demarcado pela Casa de Governo e pela antiga Capela (demolida), associando o poder político e religioso num dos pontos mais altos da ilha. O edifício do Quartel da Tropa, voltado para o Mar, é o mais imponente de todo o conjunto, com 70 metros de largura, foi construído sobre um pé direito duplo sustentado por arcadas, que suportam um vão de quase 8 metros. Quartel de soldados com feição de palácio, ficava de frente para o Porto e era visível ao longe pelos navios que se aproximavam.

A visão de uma pequena cidade junto ao mar.

A história contradisse os cronistas, e outros portos ganharam mais relevo do que o da Ilha de Santa Catarina. Assim a Fortaleza da Ilha de Anhatomirim manteve a feição que lhe foi imposta por Silva Paes, em 1739: a de uma cidadela colonial congelada no tempo, no instante de seu nascimento.

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, Ilha de Anhatomirim, Governador Celso Ramos
Foto Ronaldo Azambuja

sobre os autores

Ronaldo Azambuja é fotógrafo e mora em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.

João Serraglio é arquiteto, sócio da Loto Arquitetos, e coautor de Hans Broos: memória de uma arquitetura (Edição do Autor, 2018).

comments

149.04 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

149

149.01 viagem pela casa

Pedaços dos objetos pelo celular

Fernando Mascaro

149.02 Salvador

Barricadas de carnaval

Volha Yermalayeva Franco

149.03 viagem de estudo

Em busca dos cristãos ocultos

Joanes da Silva Rocha

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided