Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Museu das Civilizações da Europa e da Mediterraneidade, Marselha, França, arquitetos Rudy Ricciotti e Roland. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Projeto dos arquitetos Rudy Ricciotti e Roland, o Museu das Civilizações da Europa e da Mediterraneidade, localizado no porto de Marselha, relaciona arquitetonicamente o velho e o novo.


how to quote

MORI, Victor Hugo. O velho, o novo e a passarela. Forte de Saint-Jean e o Museu das Civilizações da Europa e da Mediterraneidade. Arquiteturismo, São Paulo, ano 13, n. 150-151.01, Vitruvius, set. 2019 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/13.150-151/7516>.


Do século 17, o Forte de Saint-Jean era a principal fortificação do Porto de Marselha (Patrimônio Mundial), erguido sobre um promontório de difícil acesso.

Incorporado como atração principal do Musée des Civilisations de l'Europé et de la Méditerranée – Mucem, é acessado por uma passarela de 115 metros de concreto “Béton Fibré à Ultra Haut Performance”, conhecido como BFUHP. A saída se faz por outra passarela de 75 metros interligando o Forte com o adro da Igreja medieval de Saint-Laurent.

Os arquitetos Rudy Ricciotti e Roland Carta são os responsáveis pelo Mucem e suas passarelas, obra inaugurada em 2013.

sobre o autor

Victor Hugo Mori é arquiteto do Iphan São Paulo desde 1987. Autor de Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos (Imesp/Funceb, 2003) e organizador de Patrimônio: atualizando o debate (Iphan/Dersa, 2006).

comments

150.01 paisagem construída
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

150-151

150.02 patrimônio ambiental e cultural

São João Marcos

Dayane Caputo Camacho Lopes

150.03 ensaio fotográfico

Sobre o Rio Amazonas, entre Manaus e Parintins

Eduardo Oliveira Soares

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided