Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Nascer do sol em São Paulo. Foto Claudia Stinco

abstracts

português
Enquanto aguarda dias melhores para retomar as viagens, Mauro Calliari lembra viagem a pequenas cidades brasileiras onde encontrou pracinhas encantadoras.


how to quote

CALLIARI, Mauro. Dez pracinhas inesquecíveis. E mais uma que não podia ficar de fora! Arquiteturismo, São Paulo, ano 14, n. 159.04, Vitruvius, jun. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/14.159/7794>.


Nesses dias de pandemia, São Paulo esteve muito mais silenciosa. Há menos vôos, carros, bares, música e gritos. É na hora do silêncio que surge a surpresa: sinos! Nunca tinha ouvido os sinos da igreja de Pinheiros, mas eles saúdam com alegria a chegada das 12 e das 18 horas.

O badalar inesperado me traz uma nuvem nostálgica. Começo a pensar nas pracinhas das cidades do interior, com fonte e coreto, onde as pessoas se encontravam na frente da Igreja, sentadas em bancos com o patrocínio do açougue, da mercearia e da funerária.

Se, nas cidades médias, a praça vai perdendo o caráter simbólico, nas pequenas é possível topar com praças vivas, com gente de dia e de noite, encontrando-se, conversando, indo a feirinhas e festas juninas.

Pois acabei fazendo uma listinha com praças que foram especiais por uma razão ou por outra, nas minhas viagens recentes. Quem sabe possa inspirar alguém para voltarem as viagens. Comecei com cidades perto de São Paulo, fui indo, fui indo e percebi que estava a mil quilômetros de distância. Parei aí. É longe, admito, mas dá para ir de carro em dois dias e muita gente não está pensando em pegar avião tão cedo.

Há centenas de praças lindas nas cidades do interior e do litoral e cada um vai ter suas preferidas. Eu escolhi aquelas que têm algo que me parece essencial nas praças: elas atraem as pessoas e dão vontade de ficar mais tempo.

Praça Dr. Oswaldo Cruz
São Luiz do Paraitinga, São Paulo, 10.400 habitantes

Praça Dr. Oswaldo Cruz, São Luiz do Paraitinga SP
Foto Mauro Calliari

A cidade que ferve no carnaval tem na entressafra uma calma deliciosa. Na praça, tem até ensaio de música. Ao invés dos milhares de visitantes, vi homens conversando, um casal que se beijava e uma mãe que amamentava a filha, no final de tarde. A marchinha tocada em volume baixo parecia estimular a conversa dos homens, abençoar o beijo do casal e acalentar a menina que mamava.

Praça Cônego Antonio Manzi (praça central)
São Francisco Xavier, São Paulo SP, 3.800 habitantes

Praça Cônego Antonio Manzi, São Francisco Xavier
Foto divulgação

A praça, na verdade, são duas, conectadas. Uma tem jardim, igreja, bancos. A outra tem uma quadra de esportes. Na primeira, pessoas mais velhas andam e taxistas conversam. Na segunda, impera a gritaria dos meninos e meninas que jogam bola. Ao redor delas, um bar, uma padaria, uma pousada. Tudo calmo, como convém a uma das cidades mais agradáveis da Mantiqueira.

Praça Jardim Júlio Regnier
Passa Quatro, Minas Gerais, 16.300 habitantes

Praça Jardim Júlio Regnier, Passa Quatro MG
Foto Mauro Calliari

No caminho sinuoso da serra entre São Paulo e Minas Gerais, Passa Quatro repousa, tranquila. Na praça, os jardins têm canteiros meticulosamente aparados, árvores e flores. Mães e avós sentam nos bancos limpos, olhando as crianças que correm. No outro canto, adolescentes encontram-se e trocam olhares, enquanto os amigos se encostam, riem, e fazem troça dos casais.

Praça Edmundo Mercer
Tibagi, Paraná, 19.300 habitantes

Praça Edmundo Mercer, Tibagi PR
Foto Mauro Calliari

A cidade, pertinho do maravilhoso cânion do Guartelá, já foi chamada de a mais charmosa do Brasil por um guia de viagens, o que talvez seja um certo exagero. Mas, a praça central tem seu charme. Na cidade de ruas planejadas, toda quadradinha, a praça oferece tudo aquilo que as praças do nosso inconsciente coletivo pedem: canteiros, fonte luminosa, árvores, bancos, segurança e, claro, a presença da Igreja da Matriz. A praça é grande, de noite sobra espaço para os adolescentes, que curiosamente se concentram nas bordas, de frente para o trailer de hamburguer, com os carros de portas abertas e o som ligado. Alto, porque afinal, nenhum lugar é perfeito.

Praça João Pessoa
Rio Negro, Paraná, 34 mil habitantes

Praça João Pessoa, Rio Negro PR
Foto Mauro Calliari

A praça em Rio Negro é tão boa que, além dos habitantes locais, atrai também os da cidade vizinha Mafra, atravessando o rio, já em Santa Catarina.  Lá tem sombra, sorvete, gramado, espaço, gente, música, choro, namoro. Gente jovem fica de um lado da praça. Do outro, famílias trazem suas cadeiras de praia (cadeiras de praça?) e se instalam, tomando mate e olhando o movimento. O pessoal disse que de noite a 'barra fica mais pesada', mas de dia, é uma maravilha.

Praça Rio Branco
Bom Jesus, Rio Grande do Sul, 11.400 habitantes

Praça Rio Branco, Bom Jesus RS
Foto Mauro Calliari

A praça de Bom Jesus foi uma surpresa. De passagem pela cidade, víamos as rus vazias e nos perguntávamos onde estava as pessoas. Ao chegar na praça, tudo se esclareceu. Todo mundo da cidade estava lá. A menina com sua bicicleta, homens conversando, casais desconfiados, tudo à sombra dessas árvores maravilhosas.

Praça Coronel Julião
Ilhabela, São Paulo, 32 mil habitantes

Praça Coronel Julião, Ilhabela SP
Foto Mauro Calliari

De um lado, o mar; de outro, uma igrejinha e um museu com a história da cidade. Na praça, sombras de árvores para fugir do sol, bancos para sentar, fontes iluminadas. O que mais alguém precisa para ficar horas não fazendo nada? Ver gente, claro. E as pessoas vem chegando, descendo do ônibus que vem da balsa, tomando sorvete, sentindo a brisa boa de final de tarde após um dia ensolarado.

Praça Gomes Freire
Mariana, Minas Gerais, 60 mil habitantes

Praça Gomes Freire, Mariana MG
Foto Mauro Calliari

Ao contrário de sua vizinha Ouro Preto, Mariana, a primeira cidade mineira, tem um trecho de urbanização planejado, muito regular. Ali, fica uma das praças mais simpáticas que eu já vi. Numa mistura de paisagismo francês com o cenário colonial, fiquei assistindo horas ao movimento das pessoas que passam, buscam crianças na escola, sentam, contemplam e vão tocar suas vidas.

Praça do Coreto
Goiás Velho, Goiás, 23 mil habitantes

Praça do Coreto, Goiás Velho GO
Foto Mauro Calliari

Passei uns dias em Goiás Velho, que os goianos chamam mesmo é de Goiás, o que me parecia uma confusão, até que me lembrei de São Paulo, a cidade, que tem o mesmo nome que o estado, então, me acostumei. A cidade é uma maravilha. A exploração do ouro começou um pouco depois das cidades de Minas Gerais, e, se o esplendor não é o mesmo, a singeleza é comovente.

De dia, a praça oferece sombra. De noite, um agito bom, que mistura o turista e o local, espalhados pelas mesas dos bares. Quase todos tocam música sertaneja, mas logo em frente ao coreto, tem uma portinha de onde vem o som de Raul Seixas, como a marcar território e a

Praça da Matriz
Parati, Rio de Janeiro, 36 mil habitantes

Praça da Matriz, Parati RJ
Foto Cinema na Praça

Na praça inspirada no passeio público do Rio de Janeiro, a gente sente o peso do passado e de brinde a presença evocada do mar, aquela umidade boa que traz um cheiro de sal e de festa. E ainda tem o pessoal que joga vôlei do lado da igreja, a cacofonia multilíngue dos turistas embasbacados e o melhor cuscuz – aquele doce, não o paulista, feito de tapioca, coco e leite condensado – desde os tempos coloniais.

Largo das Forras
Tiradentes, Minas Gerais, 8 mil habitantes

Largo das Forras, Tiradentes MG
Foto divulgação [/caption]

Em Tiradentes, quando os ônibus da CVC vão embora, a pracinha se despede dos turistas e acolhe os moradores aos finais de tarde. Crianças andam de bicicleta nas pedras velhíssimas e os jovens conversam alheios ao passado de uma das cidadezinhas mais gostosas do Brasil, que conseguiu sobreviver com dignidade e beleza aos séculos.  Desafio alguém a não ficar nostálgico naquela hora em que a noite vem chegando, mas o dia ainda não quer ir embora.

Pois bem. A lista tinha dez cidades, mas não dá para deixar Tiradentes de fora. Então, agora são onze pracinhas especiais. Vou postar rapidinho antes que virem cinquenta, mas pensando bem, por que não?

nota

NE – Publicação original do artigo: CALLIARI, Mauro. 10 pracinhas inesquecíveis para quando formos viajar de novo. Blog Caminhadas Urbanas, São Paulo, 23 jun. 2020 <https://bit.ly/2YCS5hC>.

sobre o autor

Mauro Calliari é administrador de empresas, mestre e doutor em urbanismo e autor do livro Espaço público e urbanidade em São Paulo (Bei Comunicação, 2016).

comments

159.04 turismo interno
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

159

159.01 espaço público

Marquise do Ibirapuera, um projeto de Oscar Niemeyer e equipe Extrato de “Viver na Floresta”

Abilio Guerra and Pedro Kok

159.02 viagem de regresso

Vida campestre e os retornados

Mirelle Lourenço de Andrade

159.03 ensaio fotográfico

Alvoradas e crepúsculos de um outono inesquecível

Claudia Stinco and Eliana Filippozzi

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided