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architexts ISSN 1809-6298


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NJIRIC, Njiric+. Hipermercado Baumaxx, Maribor (1997-99). Arquitextos, São Paulo, ano 01, n. 003.01, Vitruvius, ago. 2000 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/01.003/988>.

Um conceito urbano de reverter a relação figura / campo dos hipermercados americanos. Uma celebração ao tráfego, realizada ao cortar-se os padrões regulares de estacionamentos pelo contorno irregular do lote, deveria ser fortalecido pela substância da cobertura verde, como um novo solo elevado, acessível ao público. A reação negativa do empreendedor transformou o antigo conceito na nova realidade perceptiva – não ultrapassar . A paisagem é portanto ser observado / mentalmente consumido / controlado remotamente. A natureza surreal da lareira no jardim-teto no apartamento de Bestégui de Le Corbusier é igualada pelo status virtual da zona tratada paisagisticamente no Hipermercado.

Todos os planos voltados para dentro são inteiramente envidraçados, todos os perímetros exteriores são mudos, mas simpáticos ao usuário. Um teto verde como denominador comum e topografia recriada artificialmente. Quatro outdoors "ancoram" as vastas rampas da Casa para o local e voltam-se para os fluxos de tráfego.

"Classificação" por cores é uma tentativa de lidar a arquitetura com critérios comuns, senão banais, - tamanho, cheiro, cor. Designando cor, como um termo com perfil de consumo aos projetos, nós estamos tentando resumir as múltiplas facetas e ambições secretas de cada uma a uma plataforma compreensível e comunicativa, mas também não nos limitarmos a alguns tamanhos. Pelo contrário, tonalidades diferentes de uma mesma cor poderiam transmitir mesmo sutis expectativas, com desenho singular.

Nós pensamos em uma casa na sua aparência natural: madeira é madeira, tijolo é tijolo, concreto é concreto. Mesmo as elevações envidraçadas do primeiro conceito de fachada explorava as propriedades da lã isolante como tal. Nós usamos o seu amarelo como parte da identidade associada ao Baumaxx, simplesmente unindo os logos vermelhos a ela e embaraçando-os levemente com folhas de policarbonato ondulado. Cor como estratégia de marketing. Na teoria de comunicações visuais amarelo e vermelho são consideradas como "baratas", cores de baixo orçamento. É por isso que tais mercados D-I-Y as usam.

Finalmente, o cliente rejeitou a solução em favor de painéis de concreto pré-fabricados. Para não perder o impacto das elevações "ativas", foi decidido permanecer no império dos feito-prontos ao se escolher colocar uma camada de refletores sinalizadores de tráfego feitos sob encomenda vermelho e prateado sobre o concreto. O efeito op-art é endereçado aos motoristas como maior força de circulação no local. Tal como uma experiência cinética do envelope – prateado do norte, vermelho do sul, neutro do oeste, mistura-se com as cores de identificação da firma. À noite a Casa transforma-se em pura Luz.

I/clientes/vitruvius/mediatamente após a conclusão, os eslovenos "descobriram" similaridade sem paralelo com a obras do Pai. O que apareceu por necessidade de resolver as tensões do local e objetivos do programa, de repente foi visto como um blasfemo "remake" de Plecnik (a Igreja do Sagrado Coração – Praga 1933). Deveria um projeto comparável – especialmente o layout e a formulação do revestimento, realmente ser perseguido? Apesar de nunca termos considerado aquele como um referencial para nosso projeto, as sugestões levantadas pelos padres superiores da religião Plecnik fez-nos pensar. Não é um templo do cristianismo o ancestral tipológico direto para a casa da religião contemporânea – aquela do consumismo?

O que são os paralelos – painel de entrada da Baumaxx / estátua de Santa Maria sobre as portas principais, ou campanário / "outdoor", a não ser um documento de preocupações sociais substituídas – uma transição do espiritual para o material?

Não poderiam as semióticas de Venturi comprovar o sistema similar de significantes, apropriados para as massas em geral? E finalmente, não é mais fácil para um não-esloveno terminar a relação edipiana e "liberar-se" da pesada carga da figura do pai? Além disso, abrir um debate público sobre a validade de conceitos arquiteturais na produção corrente, indica um alto nível de preocupação da cena cultural eslovena, assim como a capacidade desse mesmo edifício provocar tais reações.

notas

[tradução Maurício Masson]

sobre os autores

Helena Njiric (1963-) e Hrvoje Njiric (1960-) formaram-se na escola de arquitetura da Universidade de Zagreb e montaram o escritório em 1996. Atualmente são professores da Graz Architecture School, Áustria.

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