Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

BARNEY CALDAS, Benjamin. O elogio do pátio. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 014.01, Vitruvius, jul. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.014/864>.

A Rogelio Salmona

Com o aparecimento das cidades, há vários milênios na Ásia, mudou a eficácia de cilindros e cones contendo espaços habitáveis agrupados em pequenas aldeias, por paralelepípedos retangulares que se acomodam melhor dentro de seus recintos murados, formando assim seus quarteirões e ruas. Então foram descobertos essas praças e pátios maravilhosos, presentes dos céus, falando dos velhos chineses, e pequenos mundos que desde aquela remota época permitem ver o infinito e isolar-se do inferno, que como foi dito e repetido, e se sabe, está no "outro". Pátios e praças cimentados, como diz Jorge Luis Borges "nas duas coisas mais primordiais que existem: na terra e o céu".

Há pátios em quase todas as culturas e épocas. "Lindo é viver na amizade obscura / de um saguão, de um beiral e de uma cisterna" insiste Borges. Ao Ocidente chegaram através dos imponentes espaços externos do templo egípcio e o zigurat mesopotâmico, mas também através dos pequenos pátios simplesmente domésticos, dos muitos e variados do Palácio do Rei Minos em Knosos e obviamente dos átrios gregos. Consolidaram-se com o impluvium romano e os átrios bizantinos e tiveram seu esplendor nos claustros medievais. Depois viria o cortile dos palácios renascentistas italianos e a cour e o court dos franceses e ingleses. Em Al Andaluz os mouros, vindos do deserto, encheram-nos de água e vegetação e huríes de verdade, pois para eles eram representações do Éden. Jardins paradisíacos que se desenvolveram na arquitetura islâmica pré-clássica a partir de arquiteturas antigas. Terrenos quadrados e divididos em quatro partes iguais por caminhos elevados que se cruzam, irrigados e com reservatórios radialmente simétricos, também elevados, como os que foram construídos por volta de 950 no Palácio de Medina Azahara, durante o Califato de Córdoba. Quase todos esses elementos, apesar de dispostos com maior liberdade, podem encontrar-se nos jardins de Pompéia e particularmente no de Herculano, onde o espaço conhecido como "a Palestra" tem um reservatório cruciforme elevado, com outros transversais nos extremos dos braços da cruz. Outros antecedentes diretos encontram-se nos jardins da cidade romana de Volubilis, no atual Marrocos.

O cahr bag, o jardim quadripartido como símbolo do Paraíso, aceito antes pelos persas, tinha se desenvolvido nos jardins palacianos sassânidas, e os jardins dos palácios helênicos em Antioquia e Alexandria eram também comparados a paraísos. Essa idéia foi transmitida aos romanos, que designavam o Triclinium da residência de Domiciano, no Palatino, como a sede de Jove. No entanto, parece mais provável que foram as vilas romanas ou bizantinas próximas a Damasco ou sobre as costas da Palestina, as que serviram de modelo aos príncipes Omeyas, que introduziram essas idéias no sul da Península Ibérica onde se transformaram em deslumbrantes pátios. A extensa proliferação desses jardins que mais tarde foi produzido em todo o mundo islâmico, sua contínua associação com o Paraíso e sua aplicação em tumbas como o Taj Mahal, em Agra, são a sobrevivência de uma forma e um significado que remonta ao século III a.C. Nenhum aspecto da arquitetura ocidental apresenta uma tal continuidade.

Quando Santa Teresa de Ávila teve a missão de fundar conventos carmelitas no Al Andaluz, ali começava a terra de infiéis, a mouraria e a debilidade e doçura da lascívia; a música de fornecedores e os louvores e o perfume dos azahares, que adormecem os sentidos. Enfim, as huríes. Suas irmãs de religião lhe escreveram para dar-lhe forças, expressar sua angústia e serem solidárias com suas penúrias. Ela respondeu, de maneira clara e contundente, perguntando de que se preocupavam, afinal "temos um céu no pátio"; o céu azul de Al Andaluz, nada menos. Talvez por isso Borges, que tudo sabia, ou tinham-lhe contado quando já estava cego, como ele mesmo diz, que pelo pátio "Deus olha as almas [pois] é o declive pelo qual se derrama o céu em casa".

Os Maias tinham aberto as esquinas de seus pátios a outros pátios, e em alguns conventos mexicanos os arcos finais avançam até o muro da galeria e onde se cruzam penduram-se os extremos de uns arcos, iguais aos intermediários, formando insólitas esquinas sem suporte, antecessoras coloniais das pós-modernas na Casa de Hóspedes Ilustres de Colômbia de Cartagena (1978-79) de Rogelio Salmona. Em Kutná Hora Kilian Ignaz Dietezenhofer partiu do claustro do monastério das Ursulinas (1743-45) justamente por uma de suas diagonais para levantar a igreja, formando dois pátios barrocos triangulares que seguramente conheceu Louis I. Khan para poder fazer o do convento das Irmãs Dominicanas em Media, Pennsylvania (1965-68). A torre da Homenagem de Chambord penetra no grande pátio do castelo (1519-47) transformando-o, e da mesma forma que os dois pavilhões que avançam no Pátio dos Leões da Alhambra (1338-90), aproxima-o de um quadrado único, quando é exatamente a soma de dois, o que lhe concede juntamente com a água, a vegetação e a complicada matemática de seus entrecolúnios, essa magia que para nossa sorte trouxeram os espanhóis ao Novo Mundo. Erik Gunnar Asplund ocupou com sua biblioteca cilíndrica de Estocolmo (1920-28) todo o pátio quadrado do edifício muito depois que Pedro Machuca, em Granada, surpreendentemente, construíra um pátio circular para ao Palácio de Carlos V (1527-68), cilindro vazio que, sem a galeria, atinge novas e diferentes emoções na Sede do Automóvil Club de Colombia (1971-73) e de maneira sobressalente no Arquivo Geral da Nação (1988-89), ambos projetos de Salmona em Bogotá. E em Salamina, Colômbia, há um vernáculo quadrado, como quase todos, porém a um de seus lados, conformado somente pelo telhado, está totalmente aberto à paisagem.

A construção tradicional na América Hispânica, como muitas outras, sobretudo as herdeiras de Roma, é de claustro e pátios fechados em cidades e povoados, e abertos em fazendas e casas de campo, nos quais dois ou até três de seus lados são muros de taipa ou baixos muros de pedra e inclusive simples cercas de bambu, às vezes cruzados por sonoros córregos. E o melhor de sua arquitetura atual também é a de pátios, sobretudo em algumas casas de Salmona (e alguma outra) memoráveis por seus pátios e terraços. Na Colômbia há um município em Santander que se chama Patiocemento; Patiobonito é o nome de um bairro em Medellín e de muitas calçadas da Sabana de Bogotá; e da finca em Santa Rosa de Osos, dos tataravós de Andrés Dario Calle, outro professor interessado nesses temas é Patiobrujas. Os que pensam que ser contemporâneo é mudar o tradicional pelas imagens de moda das revistas não entendem que quase sempre somente é possível e desejável a recreação do existente e que poucas são as vezes onde se conseguem verdadeiras inovações; ou se necessitam.

Se não mudam as leis físicas que regulam a construção de espaços no planeta e as características biológicas do homem, que determinam seu uso e apreciação, então somente são viáveis as plantas centrais e as naves, tão estudadas pelo Professor Noel Cruz na Universidad del Valle, que correspondem às duas únicas maneiras de gerar sólidos na geometria clássica; e suas muitas variações e combinações, e entre elas a mais importante: os pátios. Formados por naves independentes (como quase sempre nas fazendas do Vale do Alto Cauca na Colômbia) ou por uma só que se repete várias vezes fechando o perímetro (como nos claustros da Europa e toda a América), somente foi possível uma verdadeira criatividade como se vê na numerosa e variada arquitetura de pátios existente. Seus sotaques são vários: pátios, cercados (de cercar), claustros (de claudere, fechar), átrios (de atrium), e podem ser parciais ou completos, e, apesar de quase sempre serem totais, ou na maioria das vezes retangulares, não faltam os triangulares e circulares, porém são muito escassos, e geralmente as tentativas de fechá-los com formas compostas fracassaram.

Enquanto Mies van der Rohe deixou os "decompostos" do Pavilhão de Barcelona no velho continente, Le Corbusier, que no convento dominicano de S. Marie-de-la-Tourette (1957-60) não quis evadir o claustro, porém se "elevou" sobre ele (em direção ao céu poderíamos pensar), em mais uma de suas sedutoras propostas pensou que com unidades verticais de habitação, como a de Marselha (1947-52), era possível não somente aumentar a densidade e liberar áreas verdes, mas também mudar os pátios dos horizontais bairros por balcões de altura dupla nos quais, no lugar do firmamento, poderiam olhar simplesmente, como no campo, para a mais mundana paisagem circundante. Idéia que Alvar Aalto antecipou nas habitações para a fábrica de Sunila (1936-38) e que desenvolveu logo no edifício de apartamentos em Neue Vahr, em Bremen (1958-62) dispondo-os em leque ao longo da curva que percorre a vista, o que na Colômbia se concretizou nos apartamentos do Polo (1960-62) e de maneira espetacular nas Torres do Parque, ambos projetos de Salmona em Bogotá, o primeiro deles com Guillermo Bermúdez.

Mas o sonho se transformou em pesadelo: os especuladores imobiliários e a insensibilidade de seus compradores nos encheram de edifícios insossos que não formam ruas nem deixam zonas verdes, e que se espiam uns aos outros sem céus nem pequenos mundos ou paisagens; somente culatras e infernos por todos os lados dos quais devemos nos isolar fechando balcões, se existem, e pondo cortinas para não sermos vistos. Centros feitos de indecisão como diz Borges, cheios de "casas de altos que afundam e rebaixam os patiozinhos vizinhos, com seu carinho de árvores, com suas taipas..." Muitos habitantes das terras quentes da América Ibérica, onde os pátios são ótimos (como o seguem sendo em Mompox ou Cartagena, ambas cidades patrimônio da humanidade, porém exemplos ignorados pelos colombianos), mudaram suas casa de silenciosos e frescos pátios tropicais por apartamentos mesquinhos levando a problemas de manutenção e segurança, que não solucionaram o problema, porém perderam a intimidade e submetem-se ao barulho da rua por estarem expostos diretamente a ela, sem garantias de conservação das vistas pelas quais pagaram caro. Mas de fato, com ar condicionado e TV para admirar as belas e amáveis cidades de quarteirões, ruas, praças e pátios do mundo, muitas das quais precisamente no que ainda resta na América hispânica.

notas

1
Uma primeira versão deste texto, mais curta, foi publicada na coluna ¿Ciudad? do jornal El Pais de Cali no dia 17 de maio de 2001.

[Tradução Flávio Arancibia Coddou]

sobre o autor

Benjamin Barney Caldas é arquiteto e professor do curso de arquitetura da Universidad San Buenaventura em Cali. Foi finalista no II Prêmio Mies van der Rohe de Arquitectura Latinoamericana.

comments

014.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

others: español

share

014

014.00

No escuro, nem toda arquitetura é parda ou a revanche do apagão (editorial)

Sonia Marques and Claudia Loureiro

014.02

O aeroporto Nacional de Washington: um conto sobre aeroportos e arquitetos

Cristina Mehrtens

014.03

Habitação social e pré-fabricação

A herança socialista em perspectiva

Pedro Moreira

014.04

Guggenheim Bilbao Museo, Frank O Gehry, 1991-97

Renato Leão Rego

014.05

Um olhar desde a península

Pela recuperação do território original da Cidade Velha de Montevidéu

Maria del Pilar Pérez Piñeyro

014.06

Vazios e ruínas industriais

Ensaio sobre friches urbaines

Adalton da Motta Mendonça

014.07

Uma flor da Venezuela para o mundo

Fruto Vivas

014.08

A idéia de função para a arquitetura: o hospital e o século XVIII – parte 4/6

Disciplina ou formação do pensamento: modelar o olhar, modelar o espaço (1)

Kleber Pinto Silva

014.09

A relatividade do movimento no patrimônio

Fernando Pinto

014.10

Redescobrir a cidade esquecida

Mariano Arana

014.11

Depois do Fim da Arquitetura

A arquitetura não mais como forma no espaço, mas como movimento do corpo no tempo

Marcelo Maia

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided