Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts

português
O autor comenta o descontentamento entre os arquitetos colombianos com o resultado do primeiro prêmio da Bienal de Arquitetura dado à Arquibancada da Universidade de San Buenaventura


how to quote

TASCÓN, Rodrigo. Prêmio Bienal Colombiana de Arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 033.03, Vitruvius, fev. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.033/707/pt>.

Causou assombro e descontentamento entre os arquitetos a determinação do júri que o primeiro prêmio da Bienal de Arquitetura, na categoria de projeto arquitetônico, fosse dado à Arquibancada da Universidade de San Buenaventura (1).

Entendo esta decisão como uma reação do jurado à feira de vaidades em que converteu a arquitetura nacional. O jurado fala contra o excesso, as formas descontroladas e quase frenéticas, sem justificativa, e o desordenado uso de materiais e cores. Há uma influência sem assimilação da arquitetura divulgada pelas revistas e “os projetos carecem de um vigoroso enraizamento cultural que permita identificar e expressar os valores locais e incorporar as sugestões e preexistências próprias do lugar”, tal como assinou em ata o jurado da Mostra de Arquitetura Vallecaucana deste ano. Posição que expressa uma “reação a la Murcutt” contra a moda.

Mas o júri se equivoca ao querer colocar como exemplo uma obra insignificante (no sentido etimológico). A Arquibancada é uma obra correta, bem composta e ordenada, rigorosa, contida e austera. Mas também é uma obra que tem pouco a dizer, que dá tudo de si nas experiências visuais e se esgota ali. Não existem fotos de interiores porque seu espaço interior é irrelevante e seus méritos de aparência não são suficientes para catalogá-la na complexidade da arquitetura. Pode ser um belo objeto colocado ao lado de um campo de futebol, com um fundo de árvores justamente atrás do lado que ninguém vê – e nem faz falta...

As arquibancadas são e tem sido sempre – e nos parece que tem que continuar sendo hoje em dia –, planos escalonados para servir de assento aos espectadores de um espetáculo. Mas esta não tem a esbelteza, a beleza ou o arrojo estrutural da arquibancada do Estádio de Beisebol de Cartagena, do arquiteto González Zuleta, ou a do Estádio de Atletismo de Madrid, do arquiteto Cruz e Ortiz – apenas para mencionar dois exemplos paradigmáticos. E a cobertura da arquibancada nem é concebida pelo arquiteto, mas a aplicação de uma solução presente em catálogo de um fabricante de estruturas feitas apenas para proteger o público do sol.

Indubitavelmente havia na Bienal outras obras de relevância muito maior. A Biblioteca do Tintal (2) é um maravilhoso exemplo de recuperação, onde novos significados são obtidos numa estrutura pesada e robusta de um depósito de lixo. Inteligentes recursos formais resistem às limitações do antigo para criar novas formas, ricas e expressivas. Sem esquecer suas exemplares conotações sociais e históricas, numa situação urbana criticamente degradada.

Mas era a Casa da Justiça (3) – ao menos é assim que a conheço – a obra mais interessante. Baseada em velhos ensinamentos sobre o clima e o meio ambiente, a Casa certamente “expressa os valores locais”, recriando os pátios e elementos da arquitetura tradicional de maneira contemporânea com sabedoria e com oficio. Esta obra não se resume a sua aparência – todos os dias deve ser decifrada a poesia contida em seus percursos, nos reservatórios d’água que a refletem e no céu que lhe dá a presença do cosmos em que se inclui, em seus espaços altos e refrescantes, na ordem das colunatas que a sustenta, nas surpresas que constantemente aparecem a cada passo. Esta é uma obra que seguramente sabe que está em um lugar e que, portanto, a ele pertence e dele se apropria num exercício permanente e cotidiano de reciprocidade.

A Casa da Justiça tem magia ou duende, como queria García Lorca que tivessem as coisas. Ou pode ser a forma inevitável de fazer as coisas que busca Glen Murcutt, o último prêmio Pritzker (4). A escolha desta obra teria sido a obra prima que queria o jurado quando na ata final afirma a necessidade de dignidade, autocontrole e rigor. E, dessa forma, não se teria desperdiçado a ocasião de apresentar aos jovens premiados uma lição de Arquitetura. E novamente aparece a urgente necessidade de que a Sociedade Central de Arquitetos financie as visitas dos jurados às obras fora da capital para que no tornem a equivocar-se.

nota

1
Na categoría Projeto Arquitetônico, aa Bienal Colombiana de Arquitetura (29 setembro – 01 outubro de 2002) ortogou o "Prêmio Fernando Martínez Sanabria" ao projeto denominado Arquibancada da Universidade de San Buenaventura, Cali, Valle del Cauca, do Arquiteto Jaime Beltrán.

2
Biblioteca El Tintal, Cali, Colômbia. Arquiteto Daniel Bermúdez.

3
Casa da Justiça, Cali, Colombia. Arquiteto Benjamin Barney-Caldas. Projeto finalista do 2º Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana, Pavilhão Mies van der Rohe, Barcelona, 2000. Ver de Benjamin Barney-Caldas os seguintes artigos:

BARNEY-CALDAS, Benjamin. "O elogio do pátio", Arquitextos 014.01. São Paulo, Portal Vitruvius, jul 2001 <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq014/arq014_01.asp> (sobre casa de Rogelio Salmona);
BARNEY-CALDAS, Benjamin. "Poder, gosto e arquitetura", Arquitextos, Texto Especial 115, São Paulo, Portal VItruvius, jan 2002 <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp115.asp>;
BARNEY-CALDAS, Benjamin. "Terrorismo e arquitetura", Arquitextos 017.01, São Paulo, Portal Vitruvius, out 2001, <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq017/arq017_01.asp>;
BARNEY-CALDAS, Benjamin. "XVII Bienal Colombiana de Arquitetura", Arquitextos, Texto Especial 033, São Paulo, Portal Vitruvius, dez 2000 <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp033.asp>.

4
Ver artigo: FROMONOT, Françoise. "Arquitetura racionalista na velha paisagem. A obra de Glenn Murcutt". Arquitextos 025.01,São Paulo, Portal Vitruviusm jun 2002 <www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq025/arq025_01.asp>.

sobre o autor

Rodrigo Tascón é arquiteto em Cali, Colômbia

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided