Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts

português
Haroldo Pinheiro, presidente nacional do IAB, apresenta a Declaração do Rio, assinada por várias entidades na solenidade final do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos e aonde se propõe a criação do Colégio Brasileiro de Arquitetos


how to quote

PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZ, Haroldo. Declaração do Rio (editorial). Arquitextos, São Paulo, ano 03, n. 036.00, Vitruvius, maio 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.036/680>.

A Plenária final do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos (XVII CBA) aprovou por unanimidade a Declaração do Rio, principal documento do Congresso sobre a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (abaixo).

O referido documento foi apresentado aos congressistas pela mesa composta pelos arquitetos: João Filgueiras Lima, o Lelé (Patrono do XVII CBA); Severiano Mário Porto; Miguel Alves Pereira; Joaquim Guedes; Jaime Zettel e Haroldo Pinheiro (Presidente do XVII CBA).

A criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, através do Anteprojeto de Lei para a Regulamentação da Arquitetura e Urbanismo no Brasil realizado pelas cinco entidades nacionais de arquitetos (IAB, FNA, AsBEA, ABEA e ABAP), foi assunto da quase totalidade das mesas redondas e conferências do XVII CBA, tendo recebido o apoio público, além dos citados acima, de: Carlos Fayet, Carlos Fernando Andrade (Presidente de Honra do XVII CBA), Clóvis Ilgenfritz da Silva, Dirceu Carneiro, Jaime Lerner (Presidente da UIA), Mário António do Rosário (Presidente do CIALP), Marcos Konder Netto, Nabil Bonduki, Nestor Goulart dos Reis Filho (primeiro signatário do abaixo-assinado de apoio), Oscar Niemeyer, Pasqualino Magnavita, Paulo Mendes da Rocha, Rosa Kliass, Roberto Segre, Ruy Ohtake (encaminhada por escrito), entre outros milhares de colegas presentes ao Congresso.

Também a Direção Geral da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - FENEA, composta pelos estudantes Marcio Alexandre Máximo da Silva e Rafael Pavan Passos, à frente dos estudantes presentes ao XVII CBA, compareceu com seu apoio à imediata criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Tal interesse e maciça aprovação nos entusiasma e estimula para superar as dificuldades e prosseguir no caminho em direção à independência dos arquitetos brasileiros e à nossa soberania na condução da Arquitetura nacional.

Declaração do Rio

Os arquitetos brasileiros, reunidos no Rio de Janeiro em 03 de maio de 2003, no XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos, fórum maior de tomada de decisões coletivas da categoria, vem, perante a sociedade brasileira e suas instituições; a coletividade cultural, científica e tecnológica e perante os arquitetos e estudantes de arquitetura do País, publicamente declarar:

  1. que a existência de uma legislação própria de regulamentação e fiscalização da arquitetura e urbanismo é uma reivindicação unânime dos arquitetos brasileiros;
  2. que o Anteprojeto de Lei apresentado neste Congresso é a legítima expressão do trabalho realizado pelas entidades nacionais de arquitetos e atende às decisões do XV Congresso Brasileiro de Arquitetos;
  3. que delegam às nossas entidades nacionais a incumbência do imediato encaminhamento deste Anteprojeto de Lei aos poderes Executivo e Legislativo;
  4. que sua convicção é que o próximo Congresso Brasileiro de Arquitetos será realizado dentro da vigência da nova legislação.

    Rio de Janeiro, 03 de maio de 2003

    Plenária Final do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos

    sobre o autor

    Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz é presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil

    comments

    036.00
    abstracts
    how to quote

    languages

    original: português

    share

    036

    036.01

    Decisões do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos

    Carlos Fernando Andrade

    036.02

    Toda unanimidade é burra

    Frederico Flósculo Pinheiro Barreto

    036.03

    Arquitetura hispano-americana na mudança de Milênio

    A globalização fragmentada: idioma comum, caminhos divergentes (1)

    036.04

    A cidade e a alcova: o coletivo na intimidade

    Marilice Costi

    036.05

    Urbanismo efêmero em amnésias topográficas

    Carlos M Teixeira and Louise Marie Ganz

    036.06

    Arquitecto Abraham Zabludovsky (1924-2003)

    Sara Topelson de Grinberg

    036.07

    The Fountainhead – a nascente

    O edifício FAM em Porto Alegre

    Sergio Moacir Marques

    036.08

    Arquitetura e natureza. Parceria adequada dentro da cidade grande

    O efeito estufa em concessionárias de veículos em Curitiba

    Ederaldo Furlaneto, Gilberto W. Gogola, Sílvio Paruker, Suzi Samways and Carlan S. Zulian

    036.09

    Infra-estrutura urbana e Plano Diretor

    Mario Yoshinaga

    036.10

    A casa em Campo Grande: Mato Grosso do Sul, 1950-2000 – parte 1

    Ângelo Marcos Arruda

    newspaper


    © 2000–2024 Vitruvius
    All rights reserved

    The sources are always responsible for the accuracy of the information provided