Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O autor, Diretor ISTHMUS, apresenta carta para a Presidenta do Panamá defendendo a preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico ao longo do Canal do Panamá que foi recentemente devolvido ao país pelos Estados Unidos

english
The author, Director isthmus presents letter to the President of Panama supporting the preservation of architecture and urban areas along the Panama Canal which was recently returned to the country by the United States

español
El autor, Director ISTHMUS, presenta una carta para la Presidenta de Panamá defendiendo la preservación del patrimonio arquitectónico y urbanístico a lo largo del Canal de Panamá que fue recientemente devuelto al país por Estados Unidos

how to quote

MORALES HENDRY, Carlos. Reversão da antiga Zona do Canal do Panamá. Distâncias corporais, proximidades anímicas. Drops, São Paulo, ano 03, n. 006.01, Vitruvius, jul. 2002 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/03.006/1602>.


Estimados amigos:

A carta anexa é suficientemente clara quanto ao problema e os objetivos que se perseguem ao enviá-la à Presidência da República de Panamá. Solicitamos que a façam circular entre suas redes de amigos e colegas.

Quem quiser subscrevê-la, deve enviá-la ao seguinte endereço eletrônico: ofasin@presidencia.gob.pa

Lembro a todos que devem colocar nome e país dos signatários.

Um abraço,Carlos Morales Hendry
Diretor, ISTHMUS

carta

Excelentíssima Senhora Presidenta
Mireya Moscoso
República do Panamá

"Excelentíssima Senhora Presidenta:

É de nosso conhecimento que a reversão da antiga Zona do Canal de Panamá, além do canal propriamente dito, inclui numerosas instalações e conjuntos urbanos bem planejados. As construções compreendem residências, barracas, bares, hospitais, hotéis e um sem número de edificações para diversos usos. Grande parte destas instalações conforma extensas instalações urbanísticas, onde a coerência das edificações, sua resposta ao clima, o respeito pelo entorno natural e as generosas zonas livres os destacam como importante exemplo de arquitetura tropical e como uma das mais extensas e acertadas expressões da Cidade Jardim.

Por outro lado, também somos conhecedores que desde o momento da devolução da antiga Zona do Canal, tem se tornado evidente um acelerado processo que, caso continue, pode se prognosticar a desaparição de um dos mais maiores complexos urbanos e arquitetônicos da América Latina, processo que se reflete na demolição, no abandono e deterioração de centenas de edificações, na desfiguração daquelas que são colocadas à venda, nas interdições de fluxos que anulam o conceito de Cidade Jardim, e no surgimento de novas construções e desenvolvimentos urbanísticos que desconhecem os mais elementares conceitos do contexto que as rodeia e afetam seriamente um ecossistema respeitado por todas as intervenções anteriores.

Os esforços de algumas poucas pessoas e entidades oficiais se vêem subvertidos pelos interesses econômicos e as pressões alheias à valoração deste patrimônio. A possibilidade de resgatar e dar novos usos a importantes edificações hoje abandonadas, respeitando seu caráter e identidade, se anula frente à construção de novas instalações governamentais e a aparição de investimentos e desenvolvimentos habitacionais, comerciais e turísticos que desconhecem o valor e importância do existente.

Diante do ocorrido e do risco de desaparição de um patrimônio que transcende os limites da nacionalidade, a comunidade internacional de arquitetos manifesta sua preocupação e apela a sua Excelência como Presidenta da República de Panamá, às entidades nacionais e internacionais vinculadas à defesa do patrimônio arquitetônico e urbanístico, e aos grupos conservacionistas, para que não se economizem esforços na defesa e conservação de um legado cuja importância é de caráter mundial e o qual poderia, para honra e orgulho de Panamá, ser considerado como patrimônio da humanidade."

notas

[publicação: julho 2002]

Carlos Morais Hendry, Panamá

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided