Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Mônica Zielinsky fala do trabalho da artista plástica Gisela Waetge, que integrou a 5ª Bienal do Mercosul, instalada diversos pontos de Porto Alegre, entre os dias 30 de setembro e 04 de dezembro de 2005

english
Monica Zielinsky speaks about the work of the artist Gisela Waetge, which included the 5th Mercosul Biennial, installed in several points of Porto Alegre, between 30th September and 4th December 2005

español
Mônica Zielinsky habla del trabajo de la artista plástica Gisela Waetge, que integró la 5º Bienal del Mercosur, instalada en diversos puntos de Porto Alegre, entre los días 30 de septiembre y 04 de diciembre de 2005

how to quote

ZIELINSKY, Mônica. O acaso programado de Gisela Waetge. Drops, São Paulo, ano 06, n. 013.04, Vitruvius, nov. 2005 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/06.013/1668>.


“Ser artista hoje significa questionar a natureza da arte. Se questionarmos a natureza da pintura, não se pode questionar a natureza da arte"
(Joseph Kosuth)

Cadências reticuladas em grafite, ou suavemente cromáticas deslizam sobre um amplo espaço de matéria translúcida, também tramada em tons pastéis. O mundo ali se encontra contido, embrenhado em meio a esse harmonioso recanto de feixes manchados, onde todas as narrativas silenciam. Expõe-se o espaço da arte e dele emerge a pintura ao primeiro plano.

As convenções desta recolocam-se, as que na modernidade viam-se estabelecidas e posteriormente questionadas, menos por questões estéticas que pela crítica às condições práticas e institucionais da própria arte. A tela, os materiais, os chassis e ato pictórico trazem junto todos os debates da sua história. Essa arte hoje interroga o modo como ela própria se constitui, os lugares de sua fabricação e exposição, os suportes e a sua imersão na vida. Não se conhecem mais seus limites, pois em nossos dias a pintura amplia-se na globalização de seus campos expandidos. A obra de Gisela Waetge propõe, inserida nesse contexto, aspectos essenciais para se pensar a arte, em especial a pintura presente.

Desde os tempos dos primeiros trabalhos, essa artista dedica-se aos aspectos matéricos da sua produção. Os frágeis suportes de papel dos seus Rudimentos de 1988 já trazem alternâncias entre opacidade e transparência, como se do âmago daqueles pigmentos esbranquiçados jorrasse uma luz proveniente não se sabe de onde. Daqueles objetos já se forma o embrião das pinturas atuais. Os planos invadem o espaço, mas paradoxalmente ressaltam toda a precariedade da sua constituição em papel e das suas delicadas estruturas. Seguem, logo após, os reticulados, os que nunca mais se afastam da sua produção. Estes se entreabrem às incontáveis possibilidades de todas as obras subseqüentes.

O papel tramado com arame e as redes carregadas de pigmentos densos estruturam essas obras que quase sempre abandonam o espaço ambiental para se fixarem nos espaços tradicionais da pintura. Ao longo das paredes, como se flutuassem sobre suas superfícies, essas obras intercalam a leveza das suas tramas com a opacidade dos tons espessos que as cobrem, inserindo dentro de si questionamentos sobre a especificidade da pintura. Em lugar da tela, o papel; da superfície plana, aos volumes do objeto.

Essa proposta um dia estende, pelo desdobramento das retículas, a pintura às paredes sem limites. Gisela faz a trama afastar-se do arcabouço dos objetos e a expande ilimitada por todo interior de um ambiente. O reticulado que se esvai pelos muros difere de qualquer princípio de representação, ao contrário, abstrai as conexões com o mundo. Por essa rede sem fim projeta-se a superfície da pintura, uma pintura que trama o lugar da própria arte.

Desse momento em diante, essa artista tão sensível à vida, nela quase recolhida por tênue película de proteção, mostra forte ambivalência: a inquietude da sua produção manifesta-se com vigor e contradiz todo o recato sugerido. Buscas insaciáveis por outros caminhos, corajosos experimentos aos quais se lança, a infatigável procura por referências a fazem projetar sua obra muito além das telas expostas ou dos objetos quadriculados que jazem ao solo. As incisões sobre o cobre, o sutil trânsito dos papéis reticulados sobre cristalinas lâminas de fibras de vidro, réguas transparentes que avançam pelas paredes indicam a dimensão essencialmente experimental da sua obra. Alcança com isso uma grandeza específica, a que requer progressivas descobertas.

A pintura de Gisela Waetge traz um profundo questionamento da ação artística. Traz também latente, a importante interrogação sobre suas convenções.

Ao compor essas telas de dimensões avantajadas, o reticulado em grafite, carvão ou em cor permanecem. Mas eles são agora enriquecidos por novas linhas cromáticas, estas projetadas por pingos de fluidos pigmentos que se esvaem pelas superfícies manchadas. Os percursos desses pigmentos são programados, como são os de todas as redes. Mesmo assim, seu trajeto é espontâneo, pois escapa ao controle da mão. E nesse intercalar do programado ao momento do acaso, está contida nesta obra, a controvertida função autoral da pintura.

Diante de todas as transparências coloridas que escorrem pelas telas, inquirindo a importância do suporte, da pincelada e da matéria da pintura, conchas sutilmente iluminadas dispõem-se alinhadas sobre um plano em um ponto do espaço. São os receptáculos que acolherão esses translúcidos pigmentos que correm pelas superfícies.

Nesse deslocamento dos pontos de tinta das telas ao seu refúgio um pouco distante no ambiente reside o princípio artístico dessa pintura. O vestígio desse movimento fica registrado nas telas, mas dali para o receptáculo, o movimento é o da idéia. Ele é indicado, mas efetivamente não existe.

A pintura de Gisela Waetge é pautada por uma contundente atitude propositiva e capacidade enunciativa. Mesmo que coexistam nessa obra todas as telas, os chassis, a matéria pictórica e atos pictóricos, todos revolvem a idéia de programa e com isso, interrogam em profundidade a ação artística, o lugar do autor, o limite das redes, enfim os contornos da arte. Arte esta que, na obra de Gisela Waetge, é calcada por inquietude, pela capacidade de instigar o pensamento e o sensível de todos os que com ela convivem.

Kosuth tinha razão quando sugeria que ser artista significava questionar a natureza da arte, o que Gisela tão bem aprofunda hoje em sua pintura. Ela sabe que somente através desta enriquecerá os caminhos e possibilidades da própria arte e, por ela, essenciais questões da própria vida. Um eterno desdobramento, este excepcionalmente não programado.

5ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, de 30 de setembro e a 4 de dezembro de 2005. 173 artistas, sendo 87 brasileiros. Ocupa vários espaços da cidade: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Paço Municipal, Museu Hipólito da Costa, Gasômetro e 5 armazéns do Cais do Porto. O trabalho de Gisela Waetge pertence ao segmento Persistência da Pintura e está localizado no Armazém A do Cais do Porto.

Mônica Zielinsky, Porto Alegre RS Brasil

Gisela Waetge, pintura sobre tela, detalhe
foto Del Re

Gisela Waetge na Bienal do Mercosul 2005.
Del Re

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided