Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Primeira de uma série de exposições proposta pelo Cedodal – FotoArquitectura –, que homenageia a trajetória do fotógrafo Federico Ortiz Perry

english
The first, of a series of proposal presentations by Cedodal - entitled FotoArquitectura - which honors the career of the photographer Federico Ortiz

español
La primera de una serie de exposiciones propuesta por el Cedodal- titulada FotoArquitectura-, que homenajea la trayectoria del fotógrafo Federico Ortiz Perry

how to quote

MÉNDEZ, Patricia. Federico Ortiz Perry. As imagens da arquitetura. Drops, São Paulo, ano 06, n. 015.01, Vitruvius, abr. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/06.015/1683>.


Atualmente, quando a fotografia e a arquitetura têm mais de um ponto em comum, ouve-se de forma recorrente, mais ainda na sociedade deste século XXI, que a imagem surge como a expressão mais acabada de todos os sistemas de comunicação. Sem dúvida, as fotografias de arquitetura continuam permitindo-nos outras múltiplas visões: desde o reconhecimento de um espaço construído, até a possibilidade de tornar intimista aquele espaço público agora exclusivo para quem observa a imagem.

Com sua invenção, a fotografia dispõe os objetos em cena do modo mais verossímil possível e, de Niepce em diante, a arquitetura se submeteu pacificamente diante desta moderna noção de paisagem impressa em papel. Por isso, na conjunção da arquitetura e da fotografia prevalece uma estrutura ambivalente que sustenta a dureza dos paramentos e emerge inequívoca nos distintos planos que se obtém da imagem; não que os croquis e perspectivas de traço manual e gestual tenham perdido credibilidade frente às fotografias, mas as imagens se constituíram em documentos acabados para corroborar e consolidar a verdadeira evolução de nossas cidades, de seu significado urbano e reafirmar sua persistência na memória do cidadão.

Naturalmente, as imagens que produz a fotografia são fundamentais na confecção da historiografia de nossas cidades, pois para o pedestre que muitas vezes pouco observa do espaço que o circunda, as fotos se tornam instrumentos que lhe permite entender seu espaço através de um acúmulo de retratos tanto de seus lugares comuns como daqueles que não o são tanto.

Esta é a idéia central da série de exposições que, sob o título FotoArquitectura, inicia uma nova linha de pesquisa proposta pelo Cedodal, que entende que a fotografia de arquitetura é digna de mostrar-se a si mesma e mostrar a conjunção destes dois modos técnico artísticos (1). Como homenagem à sua trajetória, iniciamos este ciclo com as fotografias de Federico Ortiz Perry, que, a partir de uma visão particular, nos oferece diversos panoramas, nas quais o autor somou a sua estética pessoal, sua afeição pela imagem, seu afã pela arquitetura nacional.

Em cada tomada deste quebra-cabeça, Federico colocou sua própria pista: para as vistas panorâmicas – como nos exemplos de capelas da região de Puno – preferiu elementos vegetais e da paisagem natural para dar o aspecto conveniente; para os exemplos de art nouveau e do floreale portenho – presentes na “Confitería El Molino”, na casa Calise em Hipólito Irigoyen 2562, ou nos hospitais de Julián García Núñez –, as visuais recaem em detalhes exibidos em potentes claros-escuros que permitem uma inédita mobilidade ao plano de enfoque.

Tão significativas como as anteriores, são as vistas dos exemplos da arquitetura industrial como os silos de Porto Madero e as estâncias patagônicas, locais de onde Ortiz tirou proveito da escala grandiloqüente que geram estas paisagens e pôde então fundi-la nas imagens.

Estão também presentes outros ícones familiares de nossa capital metropolitana, com o ranço de seu passado: a descida da calle Cochabamba em seu encontro com o Paseo Colón, pequenas torres de tijolos aparentes e inclusive as carpintarias de madeira envoltas em traços neoclássicos.

Mas talvez seja com a série de fotografias da arquitetura moderna – do Kavanagh, do COMEGA, do Gran Rex, do edifício “Gilardoni” de De Lorenzi, Otaola e Roca em Rosário ou a “Casa Ponte” de Amancio Williams – que Ortiz formalizaria na fotografia arquitetônica a frase de que a “arquitetura é o jogo correto e magnífico das formas sob a luz”, uma das tantas coisas que ele tão bem sabia fazer.

notas

1
GUTIÉRREZ, Ramón; MÉNDEZ, Patrícia (org). Federico Ortiz. Miradas sobre a arquitetura. Coleção FotoArquitectura, nº 1. Buenos Aires, Cedodal, 2005. ISBN: 978-987-1033-14-0

[tradução: ivana barossi garcia]

[publicação: maio 2006]

Patricia Méndez, Buenos Aires, Argentina


Fotografía Federico Ortiz Perry


Fotografía Federico Ortiz Perry


Fotografía Federico Ortiz Perry

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided