Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Álvaro R. dos Santos chama a atenção para o exemplo do desastre ocorrido em Santa Catarina e que vem ocorrendo em uma série de cidades brasileiras devido às características comuns de suas expansões urbanas que avançam sobre áreas de relevo mais acidentado

english
The article by Alvaro R. Santos draws attention to the disaster that occurred in Santa Catarina and what is happening in a number of Brazilian cities due to their common characteristics of urban expansions that are encroaching on areas with mountainous te

español
Álvaro llama la atención sobre el ejemplo del desastre ocurrido en Santa Catarina y que viene ocurriendo en una serie de ciudades brasileñas debido a las características comunes de sus expansiones urbanas que avanzan sobre áreas de relieve accidentado

how to quote

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Lições de Santa Catarina. Autoridades, queiram por favor anotar. Drops, São Paulo, ano 10, n. 029.04, Vitruvius, out. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/10.029/1812>.


Piscina e área de lazer do condomínio Solar dos Amigos coberta por água e lama da chuva, bairro de Jardim Jussara, zona oeste de São Paulo, 04 de abril de 2005
Foto Tuca Vieira


Esse ano as trágicas lições foram oferecidas especialmente por Santa Catarina, mais especificamente pelas cidades de seu Vale do Itajaí. Mas lições idênticas são dadas anual e recorrentemente por Nova Friburgo, Ouro Preto, Petrópolis, Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo e tantas outras cidades brasileiras que têm sua expansão urbana avançando sobre áreas de relevo mais acidentado e encostas geotecnicamente instáveis.

Nessas condições, as expansões urbanas têm generalizadamente se pautado pela completa ausência de planejamento e qualquer critério técnico mais adequado às características geológicas dos terrenos utilizados. Não por outro motivo, como verdadeiras e ostensivas agressões à Natureza, têm composto o cenário de graves acidentes geológicos associados a escorregamentos e enchentes. Os milhares de cidadãos brasileiros que em tempos passados e contemporâneos já morreram soterrados por essas avalanches de lama e rocha deveriam ao menos representar para todos o eloqüente aviso que a própria Natureza nos passa já há séculos: em nossas regiões tropicais e subtropicais úmidas de relevo acidentado há encostas que não devem ser ocupadas de forma alguma e há trechos de  encostas que podem ser ocupados, mas desde que obedecidos rígidos critérios técnicos a elas adequados.

A drástica redução desses trágicos acidentes geotécnicos pode ser alcançada com a combinação de três providências, respectivamente associadas à área técnica, à área social e à área política.

A primeira providência diz respeito à necessidade de praticar o planejamento urbano também sob a ótica geológica, o que na prática decorrerá da decisão de incluir no Estatuto das Cidades a obrigatoriedade dos Planos Diretores e dos Códigos de Obra municipais referenciarem-se a uma Carta Geotécnica. É a Carta Geotécnica que, caracterizando os diferentes tipos de terrenos do município, definirá quais áreas não poderão ser ocupadas de forma alguma e que áreas poderão ser ocupadas uma vez obedecidos os devidos critérios técnicos.

A segunda providência diz respeito à implementação de um ousado Programa Habitacional que consiga proporcionar moradias dignas ao alcance do orçamento das famílias de baixa renda. Hoje, via de regra, uma família de baixa renda joga com as seguintes variáveis para conseguir ter uma moradia própria que caiba em seu parco orçamento: grandes distâncias, periculosidade, insalubridade, desconforto ambiental, precariedade construtiva e irregularidade fundiária. Essa a origem social da vertiginosa instalação de áreas de risco geotécnico nas zonas de expansão urbana de nossas cidades.

A terceira providência, de caráter político e jurídico, diz respeito à responsabilização criminal dos administradores municipais que, por não haverem tomado as providências cabíveis, possam comprovadamente ser responsabilizados por acidentes geotécnicos com vítimas humanas e perdas patrimoniais. Não é correto e justo que ações indenizatórias associadas a cidadãos vitimados por estes acidentes sejam quitadas com dinheiro público da municipalidade. Isso deseduca pela impunidade implícita, acabando por colaborar para a repetição dos acidentes. Ou seja, não é à figura jurídica da municipalidade que deve ser solicitado o ressarcimento associado a tragédias geotécnicas, mas sim à figura física dos administradores que por elas tenham sido responsáveis.

sobre o autor

Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, ex-diretor de Planejamento e Gestão do IPT e ex-diretor da Divisão de Geologia, Pesquisador V Sênior pelo IPT, autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Cubatão” e “Diálogos Geológicos”.

Álvaro Rodrigues dos Santos, São Paulo SP Brasil

 

comments

029.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

029

029.01

Rio For Partiers

Somos todos seus coautores

Leo Name

029.02

Jørn Utzon

Metáforas para o cotidiano

Júlio Ramos Collares

029.03

Desafios da acessibilidade

O direito e as pessoas com deficiência

Bianca Santiago do Espírito Santo

029.05

De Bilbao ao Panamá

Benjamin Barney Caldas

029.06

Vitrines da complexidade

Josep Maria Montaner and Zaida Muxí

029.07

A invenção reivindicada

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

029.08

Rogelio Salmona

Um arquiteto, um mestre

Benjamin Barney Caldas

029.09

Aproximação biomimética

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided