Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Leia o artigo de Maria Angélica Sarti, curadora de "Cama Patente" sobre a exposição de móveis da Fábrica de Móveis Celso Martinez Carrera e da Indústrias Cama Patente – L.Liscio – S.A, no Sesc Araraquara

how to quote

SANTI, Maria Angélica. Cama patente. Memória e imaginário. Drops, São Paulo, ano 12, n. 047.02, Vitruvius, ago. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.047/3991>.


Exposição Cama Patente, no Sesc Araraquara
Foto Bruna Moresc [Foto divulgação]


A Fábrica de Móveis Celso Martinez Carrera e a Indústrias Cama Patente – L.Liscio – S.A são importantes referências para a compreensão de como se deu o desenvolvimento tecnológico e a passagem do fazer artesanal para a produção seriada, nas primeiras décadas do século 20, na fabricação do mobiliário brasileiro. Enquanto na prática dos artesãos/marceneiros cada peça era única, não se pretendendo a reprodução, o mesmo não acontecia com a indústria, para a qual as soluções de desenhos e as técnicas de fabricação visavam a possibilidade de reprodução.

Celso Martinez Carrera, herdeiro do fazer artesanal, une habilidade e talento técnico-criativo no desenvolvimento e fabricação dos seus produtos. Nele predomina o artesão. Luiz Liscio, de espírito empreendedor e uma visão de mercado, ao patentear a cama criada por Carrera, apropria-se do produto e o aperfeiçoa para uma fabricação em escala. Nele predomina o empresário.

O desenho da cama criada por Carrera e sua industrialização e democratização, viabilizadas por Liscio, anunciam uma nova fase na fabricação do mobiliário, decorrente das mudanças no modo de vida e na organização social, econômica e política no Brasil nas primeiras décadas do século XX.

Há quase um século a Cama Patente é lembrada como referência afetiva e resgata um momento histórico de mudanças que vão imprimir um novo perfil à cultura brasileira com a imigração de povos de diferentes países.

nota

NE
Texto curatorial da exposição “Cama patente: memória e imaginário”. Sesc Araraquara, de 18 de julho a 18 de setembro de 2011.

sobre a autora

M. Angélica Santi é curadora da exposição.

Móvel exposto em "Cama Patente", no Sesc Araraquara [Foto divulgação]

Móvel exposto em "Cama Patente", no Sesc Araraquara [Foto divulgação]

Móvel exposto em "Cama Patente", no Sesc Araraquara [Foto divulgação]

Móvel exposto em "Cama Patente", no Sesc Araraquara [Foto divulgação]

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided