Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Rosa Artigas fala sobre a inauguração da Livraria da Casa, especializada em arquitetura, arte, design e urbanismo, dentro de uma casa em Curitiba projetada por seu pai, o arquiteto Vilanova Artigas

how to quote

ARTIGAS, Rosa. Residência João Luiz Bettega, de Vilanova Artigas. A casa, os livros, o calor e a memória. Drops, São Paulo, ano 12, n. 047.04, Vitruvius, ago. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.047/4007>.


Rosa Artigas e Carlos Alonso
Foto Giceli Portela


Sábado, treze de agosto de 2011, rua da Paz, no centro de Curitiba. Numa casa vermelha, foi inaugurada uma livraria especializada em publicações de arquitetura, artes, design e urbanismo.

Tão ousada a casa projetada por Vilanova Artigas para o médico João Luiz Bettega, em 1953! A inquieta dona do espaço, a arquiteta Giceli Portela, compreendendo a importância dessa ousadia, instalou na sala a Livraria da Casa. Os livros dispostos numa grande mesa podem ser folheados em cadeiras e sofás modernistas, fornecidos pela Desmobília. A cozinha contígua virou um pequeno café – com pão de queijo e tudo - que se estende pelo jardim dos fundos em duas ou três mesinhas. E ainda, no antigo escritório do Dr. Bettega, a Giceli organizou um pequeno memorial do Artigas, filho querido de Curitiba. Ali estão expostos alguns desenhos muito antigos e outros mais recentes, sua gravata borboleta, sua mesa de trabalho, a lapiseira e as notas originais – em letra de mão miúda – da aula inaugural “Desenho”, célebre texto de 1967, que ainda move e comove muitos arquitetos brasileiros.

A cidade, como compreendendo a importância e a ternura do gesto da arquiteta, amanheceu clara e calorosa, um clima inesperado para quem conhece o rigor das manhãs geladas do inverno curitibano.

Que bom! A casa vermelha, na rua da Paz, o calor na cidade, os livros, o café, a memória, tudo conspirou para que o lugar venha a ser um espaço vivo, novo e claro em Curitiba.

sobre a autora

Rosa Camargo Artigas, historiadora, é diretora da Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade da Secretaria de Estado da Cultura. Trabalhou como organizadora dos seguintes livros: Paulo Mendes da Rocha v.1 (2000) e v.2 (2007), Cosac & Naify; João Walter Toscano (2002), Editora da UNESP; Caminhos da Arquitetura (2004) Cosac & Naify. Foi curadora de várias exposições nacionais e internacionais. Possui artigos e textos publicados em livros, revistas e catálogos nacionais e estrangeiros.

Rosa Artigas
Foto Giceli Portela

 

comments

047.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

047

047.01

Concursos ameaçados

Luiz Fernando Janot

047.02

Cama patente

Memória e imaginário

Maria Angélica Santi

047.03

Como dinamizar um espaço público sem muros

Aprendendo com Jutta Mason, ganhadora do Prêmio Jane Jacobs 2001

Maria da Silveira Lobo

047.05

Brassaï

Agnès de Gouvion Saint-Cyr

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided