Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Jorge Glusberg, argentino, nascido em 1932, morreu no ultimo dia 2 de fevereiro, em Buenos Aires. O arquiteto fazia parte do grupo de fundadores do CICA

english
Jorge Glusberg from Argentina past away last February 2nd in Buenos Aires. The architecture was founder member of CICA

how to quote

RYKWERT, Joseph; NOELLE, Louise; CUADRA, Manuel. Em memória de Jorge Glusberg. Drops, São Paulo, ano 12, n. 057.02, Vitruvius, jun. 2012 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.057/4271/pt_BR>.


Jorge Glusberg, argentino, nascido em 1932, morreu no último dia 2 de fevereiro, em Buenos Aires.

Juntamente com, italiano Bruno Zevi, o francês Max Blumenthal, o mexicano Louise Noelle, e os norte americanos Mildred Schmertz e Blake Huges, Jorge Glusberg fazia parte do grupo de fundadores do CICA. A reunião inicial se deu durante o Congresso da União Internacional de Arquitetos México UIA 1978, em 26 de outubro.

A fotografia abaixo mostra, da esquerda para a direita Bruno Zevi, Pierre Vago, Louise Noelle, Peter Huges e, à direita, Jorge Glusberg. Por muitos anos ele foi o Secretário Geral do CICA, e até sua morte, foi membro do Conselho de Diretores.

Além de seu envolvimento com o CICA, Jorge Glusberg fundou e liderou o Centro de Arte y Comunicación CAYC, assim como a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Glusberg foi Diretor do Museo Nacional de Bellas Artes MNBA, em Buenos Aires. Também foi curador de muitas exposições, e autor e editor de uma série de livros sobre arquitetura, design e arte na América Latina. Jorge Glusberg já lecionou na New York University, Ball State University, Universidad Nacional San Antonio, em Cuzco, e Universidad de Veracruz.

Em 1981 ele se destacou com a Medalha de Ouro do Sofia Biennale, na Bulgária, e como crítico, com o prêmio UIA Jean Tschumi. Junto com suas muitas distinções, se encontram o Knight Commander do Peru (1981), e o Chevalier de l’Ordre de Palmes Académiques da França (1987).

sobre os autores

Joseph Rykwert, Louise Noelle e Manuel Cuadra são membros do International Committee of Architectural Critics – CICA.

Jorge Glusberg
divulgação

 

comments

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided