Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Álvaro Rodrigues dos Santos faz uma análise do modo de ocupação das encostas na Serra do Mar a partir dos recorrentes deslizamentos nas chuvas de verão.

how to quote

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Lições da Serra do Mar. Drops, São Paulo, ano 14, n. 070.07, Vitruvius, jul. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.070/4814>.


Serra do Mar
Foto Nelson Kon


O recente acidente ocorrido na pista ascendente da Rodovia dos Imigrantes trás mais uma vez à baila as relações do homem com a Serra do Mar, essa abençoada e maravilhosa região serrana florestada que acaricia e protege ambientalmente toda a borda leste do desenvolvido sudeste brasileiro.

Conhecidamente a Serra do Mar é caracterizada pela grande instabilidade geológico-geotécnica natural de suas encostas, com a agravante de se constituir na região de maiores índices pluviométricos do país. Deslizamentos ocorrem mesmo em locais virgens, nunca sequer tocados pelo homem. É de se compreender que as intervenções humanas, sejam por força de obras viárias, sejam pelas expansões urbanas, tem como decorrência a potencialização da grande instabilidade natural já presente, especialmente quando utilizadoras de técnicas inadequadas para esse contexto geológico.

Se, do ponto de vista das obras viárias, o avanço tecnológico promovido pela concepção de projeto da Rodovia dos Imigrantes, que optou por se desenvolver por túneis e viadutos como expediente de interferir o mínimo possível nas instáveis encostas, resultou em um enorme aumento da segurança, o mesmo não se pode dizer das expansões urbanas regulares e irregulares que se dirigem à Serra a partir dos municípios litorâneos. O que temos como decorrência desse fato é uma terrível coleção de tragédias humanas e fracassos técnicos, situação especialmente ameaçadora tendo-se em conta o grande desenvolvimento econômico projetado para a região.

As iniciativas de governo para o enfrentamento desse descalabro tem sido ineficazes, morosas e descontínuas. Indispensável se faz uma decisão urgente e enérgica para impedir que essas ocupações urbanas continuem a ocorrer ao largo de qualquer regulagem técnica para tanto especificamente indicada. Os riscos envolvidos são tão graves que justificaria plenamente hoje um ato de total impedimento de qualquer nova instalação na Serra antes que as regras técnicas para tanto estejam perfeitamente definidas e divulgadas.

sobre o autor

Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia, autor dos livros Geologia de engenharia: conceitos, método e prática, A grande barreira da Serra do Mar, Cubatão e Diálogos geológicos, consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente.

 

comments

070.07 meio ambiente
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

070

070.01 patrimônio

Mercado Municipal de Arriaga

A demolição de um patrimônio da arquitetura moderna mexicana

Juan Ignacio del Cueto

070.02 fotografia

Haruo Ohara

Exposição de fotos do acervo do Instituto Moreira Salles

Sergio Burgi

070.03 acervo

Vilanova Artigas no Beaubourg

Desenhos originais do arquiteto entram no acervo da instituição

Laura Artigas

070.04 democracia e urbanismo

Espaços da democracia

Luiz Fernando Janot

070.05 manifestação popular

Manifestações: o nome do jogo

Jorge Wilheim

070.06 patrimonio

Antonio Maceo

El rescate de su huella en Nicoya

Lohania Aruca Alonso

070.08 arte

Vanguarda e contemporaneidade

Breve relato do circuito de arte na Bahia

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

070.09

É hora de tornar a Cidade Maravilhosa realmente “verde”!

Cecilia P. Herzog

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided